A Educação Precisa de Respostas | 13/09/2012 08h44min
Cinco instituições de ensino da Capital gaúcha foram selecionadas no 2º Concurso Escola de Leitores, do Instituto C&A, e nesta semana fazem um intercâmbio na Colômbia. São elas: CMET Paulo Freire e as escolas José Mariano Beck, Pepita de Leão, Valneri Antunes e Senador Alberto Pasqualini. Juntamente com integrantes de outros 19 colégios de Natal (RN), Rio de Janeiro e São Paulo, que também tiveram projetos escolhidos, representantes porto-alegrenses vão conhecer o esforço da Colômbia para promover a leitura. O país é considerado modelo em políticas públicas nesse setor na América Latina. Participarão de encontros com renomados especialistas em promoção da leitura e, ainda, vão ter a chance de conhecer escritores de literatura infanto-juvenil, durante seminários e visitas monitoradas.
Nesta segunda edição do concurso Escola de Leitores, de 293 projetos inscritos, 24 foram selecionados. As escolas vencedoras receberam o valor de até R$ 12 mil para desenvolvimento do projeto, com formação e acompanhamento técnico entre março de 2012 e fevereiro de 2013.
O concurso é uma das ações do Programa Prazer em Ler, hoje coordenado por um caxiense, o relações públicas, ator e especialista em Literatura Infanto-juvenil Volnei Canônica.
— Muitas ações bacanas estão sendo desenvolvidas e queremos estimular para que se transformem em projetos de excelência e que possam iluminar mais pessoas no caminho da leitura — entusiasma-se Volnei.
A iniciativa envolve parcerias com municípios e entidades formadoras. Em Porto Alegre, o projeto é desenvolvido por meio de parceria entre o Instituto C&A, a Secretaria Municipal de Educação e a ONG Cirandar.
* A repórter viajou à Colômbia a convite do Instituto C&A
VENCEDORES GAÚCHOS
Os projetos premiados em Porto Alegre:
Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire (bairro Bom Jesus): teve como projeto premiado o Saboreando os Clássicos, que objetiva aprimorar a competência leitora de alunos, professores, funcionários e comunidade do entorno da escola, através da leitura de clássicos da literatura universal, com a possibilidade de relacioná-los com obras nacionais e regionais. Todo o projeto apresentou intensa articulação com o currículo da escola.
Escola Municipal de Educação Infantil Valneri Antunes (bairro Mario Quintana): conquistou o prêmio com o projeto Pipoletras. Um carrinho de pipoca que leva livros pelas ruas da comunidade e a organizações parceiras, como creches comunitárias e ao Parque Chico Mendes. Além do trabalho dos professores, há um grande envolvimento dos funcionários da escola, que semeiam histórias através do Pipoletras. Além de ações de mediação de leitura, o Pipoletras possibilita o empréstimo de livros.
Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mariano Beck (bairro Bom Jesus): teve como projeto selecionado Contar e Encantar: Uma Viagem pela Literatura. O principal objetivo é promover a leitura literária na escola e na comunidade. Como veículo de promoção da leitura, utiliza uma bicicleta equipada com som e muitos livros, que percorre o bairro contribuindo para a formação de leitores. Na escola, uma sala temática para promoção da leitura e um grupo de mediadores de leitura, em conjunto com o trabalho já realizado pelos professores, arrematam o projeto.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Pepita de Leão (bairro Passo das Pedras): foi premiada com o projeto Ler e Gostar, É Só Começar! O principal objetivo foi qualificar as práticas docentes de incentivo à leitura literária, ampliando a rede de leitores para além dos muros escolares. Um grupo de jovens mediadores está fortalecendo a cultura leitora na escola em conjunto com professores e funcionários que utilizam a biblioteca da escola como um grande ponto de encontro de promoção do prazer de ler.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini (bairro Restinga): teve como projeto premiado o Sarau Poético-Literário, que consiste em um conjunto de eventos literários que visam a desenvolver o prazer da leitura entre alunos, professores, funcionários e comunidade. Os saraus são preparados de forma coletiva, tendo um grupo de alunos mediadores de leitura como protagonistas. As temáticas dos saraus e os detalhes como músicas, decoração e, principalmente, os textos literários são preparados com muita dedicação.
Fonte: ONG Cirandar, parceira do Instituto C&A
AS 24 ESCOLAS QUE TIVERAM PROJETOS SELECIONADOS NA 2ª EDIÇÃO DA ESCOLA DE LEITORES, DO INSTITUTO C&A:
Natal (RN)
* Escola Municipal Emmanuel Bezerra - projeto EMEEB: Descobrindo os Encantos da Leitura
* Escola Municipal Professor Amadeu Araújo - projeto Estação da Leitura
* Escola Municipal Celestino Pimentel - projeto Leitores e Livros em Movimento
* Escola Municipal Santos Reis - projeto Mergulho Literário
* Escola Municipal Jornalista Erivan França - projeto Vivenciando a Leitura na Escola, para a Vida.
Porto Alegre (RS)
* Centro Municipal de Educação do Trabalhador Paulo Freire - projeto CMET Paulo Freire: Saboreando os Clássicos
* Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mariano Beck - projeto Contar e Encantar: uma Viagem pela Literatura
* Escola Municipal de Ensino Fundamental Pepita de Leão - projeto Ler e Gostar, é só Começar!
* Escola Municipal de Educação Infantil Valneri Antunes - projeto Pipoletras
* Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini - projeto Sarau Poético-literário do Pasqualini.
Rio de Janeiro (RJ)
* Escola Municipal Maranhão - projeto Caravana de Leitores
* Escola Municipal Rivadávia Corrêa. Projeto Ginásio Experimental Carioca - projeto Central de Leitores
* Escola Municipal Barão da Taquara - projeto Leitura em Cena
* Centros Integrados de Educação Pública Oswald de Andrade - projeto Muito Prazer, Eu Sou Leitor
* Escola Municipal Princesa Isabel. Projeto Ginásio Experimental Carioca - projeto Quarteirão de Leitores
* Escola Municipal Rio Grande do Norte - projeto Viagem ao Mundo da Leitura.
* Centros Integrados de Educação Pública Armindo Marcílio Doutel de Andrade - projeto Voando Alto nas Asas da Leitura.
São Paulo (SP)
* Escola Municipal de Ensino Fundamental Dilermando Dias dos Santos - projeto Amigo Leitor
* Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Geraldo Schunck - projeto Bairro de Leitores
* Centro de Educação Infantil Marília de Dirceu - projeto Despertando Leitores no CEI e na Família
* Centro de Educação Infantil Vereador Rubens Granja - projeto Histórias Daqui e Dali
* Escola Municipal de Educação Infantil Jardim Novo Parelheiros I - projeto Lá vem História
* Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernardo O´Higgins - projeto Leitura na Escola: Ponto de Encontro
* Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Luiz Roberto Mega - projeto Mega Leitores
Mais informações sobre o concurso no site www.escoladeleitores.org.br
Representantes porto-alegrenses vão conhecer o esforço da Colômbia para promover a leitura
Foto:
Paulo Rogério, divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.