Educação Básica | 11/09/2012 17h30min
Pelo segundo ano consecutivo, um projeto educacional desenvolvido em uma escola de Campo Bom, no Vale do Sinos, venceu o prêmio Microsoft Educadores Inovadores. O projeto Eco Web, da escola 25 de Julho, ganhou o primeiro lugar na categoria Inovação em Comunidade – Aprendizagem Além da Sala de Aula, e representará o Brasil na final mundial.
Coordenada pela professora e bióloga Margarida Telles da Cruz, a iniciativa envolve alunos do 2º ao 9º ano que fazem as atividades no turno contrário ao das aulas. Nos encontros os alunos realizam diversas ações relacionadas ao meio ambiente, como o estudo de animais, plantas, mata nativa, rios e arroios, coletando fotos e imagens que mais tarde são postados em um blog.
O projeto tem como objetivo desenvolver habilidades de leitura e escrita, através de atividades práticas e outras recreativas, como desenhos, recortes e textos. O material produzido e registrado pelo grupo serve de fonte para a educação ambiental nas demais turmas, e em outras escolas de Campo Bom, através da internet.
Além da pesquisa de campo o projeto conta com um espaço na própria escola e que funciona como uma espécie de laboratório para os alunos. Um espelho d’água a céu aberto com mais de 4 metros de comprimento é uma réplica do Rio dos Sinos, e auxilia nas aulas.
— Acredito que o que motivou a escolha do nosso projeto foi o diferencial ligado ao meio ambiente, aliando ecologia e tecnologia. As crianças que integram o projeto realizam atividades como a observação e o estudo de animais e plantas e os equipamentos eletrônicos vão ajudar no registro desses estudos — explica a professora.
A data da final mundial ainda não está confirmada. A cerimonia deverá ser realizada em Atenas, na Grécia.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.