clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Sustentabilidade  | 06/09/2012 19h17min

Estudantes de Navegantes fazem monstro com entulho tirado da praia

Iniciativa foi mostrada à comunidade durante uma passeata pelo bairro Escalvados

Acostumados a trabalhar a questão da sustentabilidade anualmente, alunos da escola estadual São José, em Navegantes, inovaram neste ano. A direção da unidade e professores tiveram a ideia de fazer um monstro com lixo retirado da praia. Mas para a surpresa de todos, o que poderia ser um monstrinho virou uma engenhoca articulada de sete metros de comprimento, devido ao volume de dejetos encontrados. na tarde de quinta-feira, o personagem saiu às ruas do bairro Escalvados durante uma passeata para conscientizar a população local sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Comandando por cinco estudantes da 8ª série I, responsável pela confecção do projeto, o monstro parece ter vida própria. Um chinelo velho e até um guarda-chuva fazem parte da cabeça do boneco que abre a boca enquanto anda. Dentro dela, os alunos aproveitam para mandar um recado: "Me alimente seu porcalhão. Sua ignorância me fortalece".

O professor de Geografia Eriberto Nunes foi um dos mentores do projeto. Ele explica que além das coletas de materiais na praia, os alunos também visitaram as margens do rio Itajaí-Açu, de onde também recolheram dejetos. A 8ª série II fez ainda uma pesquisa numa fábrica de arroz ao lado da escola e descobriu que a empresa reutiliza a água.

Esta iniciativa, além dos descasos com o meio ambiente percebidos durante as visitas de campo, compuseram um manifesto, que foi entregue a um líder comunitário ao final da caminhada de quinta-feira. Alunos de outras séries também contribuíram para o evento com seus trabalhos feitos com materiais recicláveis.

Confira a galeria de fotos com os projetos

O monstro começou a ser construído no início deste ano e sua primeira aparição pública foi muito aguardada pela comunidade do bairro, na zona rural do município. Ainda assim, o estudante Giliarde Esperaneio, 14 anos, é descrente em relação ao efeito que a passeata pode surtir.

_Acho que algumas pessoas vão começar a parar para pensar se estão fazendo o certo, mas não acho que vá surtir um grande efeito _diz.

A data de ontem foi escolhida pela direção da escola para a realização da passeata por ser semana da pátria e setembro ser o mês da água. Outros trabalhos com materiais recicláveis, como poltronas de garrafas pet estão expostos no pátio da escola.

O SOL DIÁRIO
Rafaela Martins / Agencia RBS

Alunos movimentam o monstro articulado por astes
Foto:  Rafaela Martins  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.