Entrevista | 01/09/2012 05h53min
Um desafio foi lançando ao governador Raimundo Colombo. Responder as seis perguntas que norteiam a campanha do Grupo RBS, A Educação Precisa de Respostas, lançada na última terça-feira. As questões levantadas abordam problemas da educação básica, como reprovação, aprendizado abaixo do esperado, valorização do professor e participação da família na vida escolar dos filhos. Em suas respostas, enviadas por e-mail, o governador cita questões pontuais, como gestão escolar ineficiente, o currículo extenso do ensino médio e a pouca valorização do professor, tanto do ponto de vista salarial, quanto do social. Ele também coloca como entraves a falta de tecnologia em sala de aula e o pouco tempo que o estudante fica na escola.
1 - Por que mesmo sendo a sexta economia do mundo, o Brasil ainda está em 88º no ranking mundial da educação?
Raimundo Colombo _ Por vários motivos, entre eles: a) educação nunca foi considerada prioridade número um no país, prova disto é que as universidades brasileiras são mais jovens do que outras universidades, inclusive, na América Latina. Da mesma forma a preocupação com educação básica é recente e se consolida após a LDB em 1996, sendo que a universalização do acesso ao ensino fundamental é recente e que no ensino médio ainda está longe de ocorrer. b) a profissão de professor é pouco valorizada, quer do ponto de vista salarial, quer do ponto de vista de status de importância pela sociedade. Além disso, a formação inicial dos professores está aquém das necessidades que o professor tem para atuar em sala de aula. c) a gestão escolar é ineficiente, pois o país aplica uma quantidade de recursos em relação ao PIB semelhante a diversos países desenvolvidos (e até em patamares superiores aos da China) e tem resultados inferiores. d) O processo de alfabetização de crianças é altamente ineficiente, sendo que o percentual de jovens e adultos não alfabetizados plenamente é elevado. e) baixo tempo de permanência dos alunos na escola. Os países com
melhores indicadores educacionais tem seu sistema educacional baseados em escolas de tempo integral. f) As práticas pedagógicas não são eficazes e há um baixo uso de recursos tecnológicos nas aulas.
2 - Por que 34,5% dos alunos do Ensino Médio não estão na série correspondente à sua idade?
Colombo _ Em parte por conta das deficiências no processo de alfabetização realizado no ensino fundamental, em parte porque o ensino médio é pouco estimulante para o jovem o que eleva as taxas de reprovação e abandono da escola. A mesmo tempo, a falta de professores habilitados em diversas matérias também reduz o rendimento e o interesse do aluno para o aprendizado correto. 3 - Por que é importante os pais participarem da vida escolar dos seus filhos? Colombo _ Pesquisas internacionais apontam que a participação dos pais na vida escolar dos filhos, acompanhando seu desempenho, ajudando nas tarefas, estimulando a leitura e participando de atividades na escola aumentam significativamente a autoestima do aluno e seu desempenho escolar.
4 - Por que apenas 2% dos estudantes querem seguir a carreira de professor?
Colombo _ A profissão do magistério perdeu a importância que tinha na sociedade quer por conta da pouca valorização profissional, do baixo reconhecimento que traz e das condições de trabalho pouco adequados, em especial nas escolas públicas onde o professor muitas vezes tem de atuar em múltiplas funções, que vão de psicólogo a assistente social.
5 - Por que 89% dos estudantes chegam ao final do Ensino Médio sem aprender o esperado em matemática?
Colombo _ Isto também tem muito a ver com o nível de aprendizagem obtido no ensino fundamental, aliado a práticas pedagógicas pouco estimulantes na área. Envolve também a cultura popular de que matemática "é difícil" e cria uma barreira a mais para seu aprendizado. Ao mesmo tempo, o excesso de matérias e conteúdos do ensino médio impede a concentração do jovem naquilo que realmente vai fazer diferença para ele que é português e matemática.
6 - Por que a maioria dos alunos matriculados no último ano do Ensino Fundamental não aprende o mínimo considerado adequado?
Colombo _ Em parte por conta do processo de alfabetização ineficiente, mas também por conta da estrutura dos anos finais que faz com que o aluno passe de um professor por turma para um conjunto de professores por disciplina, o que faz cair seu rendimento. Além disso, professores pouco preparados em diversas áreas e o estudo em tempo parcial tem forte influência nos resultados.
Mais informações da campanha no site: www.precisamosderespostas.com.br
Governador pontuou os principais problemas da educação básica. Foto de Arquivo.
Foto:
Roberto Scola
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.