clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 11/07/2012 15h20min

Professores da UFSC aderem à mobilização nacional e paralisam as atividades

Reunião nesta quarta-feira deve indicar data da próxima assembleia geral

Atualizada às 15h20min Guilherme Lira  |  guilherme.lira@diario.com.br

A partir desta quarta-feira os professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) passam a fazer parte da mobilização nacional de professores das instituições federais de ensino. A decisão havia sido tomada há três semanas, em Assembleia Geral, mas segundo o coordenador da comissão provisória que organiza a greve, o professor Armando Lisboa, a Apufsc-Sindical só resolver parar agora para esperar o fim do semestre.

— Nessas três semanas esperamos por uma proposta do governo federal, mas isso não aconteceu — completou o professor.

Ainda nesta quarta-feira a comissão deve ser reunir para definir a data de uma nova assembleia que deve acontecer na semana que vem. A nova assembleia irá definir os rumos da greve. De acordo com Lisboa, Santa Catarina passa a participar do comando nacional, contribuindo com as negociações.

Entre as reinvindicações da mobilização nacional estão a criação de uma carreira única, com a incorporação das gratificações; aumento do piso salarial; variação de 5% entre níveis a partir do piso, para o regime de 20 horas; devolução do vencimento básico complementar e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho.

Sobre a greve dos servidores federais, que teve início no dia 11 de junho, professor Lisboa explica que deve haver um encontro com representantes Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina (Sintufsc) para que as agendas dos dois movimentos sejam unificadas. As principais reivindicações do movimento, que também é nacional, são o aumento do piso salarial, que vale R$ 1.034, em 22,08% e a correção das pendências da carreira desde 2007.

DIÁRIO CATARINENSE

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.