| 06/04/2012 09h34min
Duas aulas com o reitor Álvaro Tobes Prata fizeram parte da programação de inauguração das instalações provisórias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Joinville.
— Mesmo provisória é uma vitória inaugurar essa sede —, disse o diretor-geral do campus da UFSC na cidade, Acires Dias.
De acordo com ele, a meta é que a sede permanente às margens da BR-101 esteja pronta até março de 2014. A terraplanagem do terreno já está 60% concluída.
A instituição, instalada em estrutura alugada no bairro Santo Antônio, deve funcionar na rua Presidente Prudente de Moraes até a conclusão do campus na curva do Arroz. Segundo o cronograma das obras, Ainda no primeiro semestre, a Auto Pista Litoral Sul deve entregar um projeto para a construção de duas vias paralelas à BR-101, acessos ao campus.
Há quase três anos, a UFSC atua em Joinville por meio do Centro de Engenharia da Mobilidade (CEM), que oferece sete cursos na área de engenharia. A professora do CEM Tatiana Garcia considera uma grande vitória ter um prédio só para a instituição.
— É claro que agradecemos à Univille (onde funcionou a primeira sede provisória) por todo o apoio, mas agora temos uma casa nova e vamos trabalhar cada dia para melhorar mais —, afirma.
O estudante e presidente do centro acadêmico Felipe Santos Castro reforça que agora a instituição terá uma identidade própria.
— Queremos cada vez mais uma universidade forte e de excelência —, afirma.
Os estudantes têm à disposição 11 salas de aulas de 60, 80 e cem lugares, dois auditórios de 200 lugares, dois laboratórios de informática com capacidade para 60 alunos, uma biblioteca, espaço para uma lanchonete e área administrativa.
Reflexão
Segundo o reitor Álvaro Prata, a cerimônia foi também um momento de reflexão.
— É bom relembrar o passado, perceber toda a caminhada e definir projetos para o futuro —, acredita.
O prefeito Carlito Merss, que também compareceu à cerimônia, informou que a Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj) já está elaborando um projeto para melhorar o trânsito na rua Prudente de Moraes, onde o tráfego ficou mais intenso com a movimentação de 1,2 mil alunos, 44 professores e 16 técnicos administrativos.
Reitor Álvaro Tobes Prata coordenou duas aulas na cerimônia que marcou a inauguração do campus
Foto:
Pena Filho
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.