clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 20/01/2012 20h41min

MEC cancela uma das edições do Enem

Provas serão realizadas apenas nos dias 3 e 4 de novembro

Atualizada às 20h53min

O Ministério da Educação decidiu, na tarde desta sexta-feira, cancelar a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que seria realizada em abril deste ano. Uma portaria de 18 de maio de 2011 havia anunciado que, a partir de 2012, o Enem seria realizado duas vezes por ano.

A mesma portaria havia fixado a data da primeira edição do exame para os dias 28 e 29 de abril. Em nota, o ministério afirmou que, neste ano, a única edição do Enem acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro.

De acordo com um assessor especial do ministério, a reunião que decidiu cancelar o Enem do primeiro semestre de 2012 aconteceu durante a tarde e teve a participação do secretário-executivo do MEC, Jose Henrique Paim Fernandes, da direção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e de representantes da empresa Módulo, especializada em gestão de risco e que participou da aplicação do Enem 2011, realizado nos dias 22 e 23 de outubro do ano passado. Ainda segundo o assessor, o ministro Fernando Haddad não compareceu ao encontro e viajou para São Paulo. Na quinta-feira, Haddad já havia considerado a possibilidade de que a edição de abril do exame fosse cancelada.

— Sim, pode não haver. Eu já disse que é uma decisão técnica — afirmou ele, após ser indagado se poderia não haver exame do Enem em abril.

Segundo ele, o governo "não pode lançar a ideia" sem ter condições de "atender".

— O coroamento do Enem passa por duas edições por ano, mas não podemos colocar a máquina em fadiga, sobretudo com essas novas exigências que estão sendo feitas pelo Ministério Público — afirmou na quinta-feira.

Na última terça-feira, a Justiça Federal no Ceará concedeu o direito aos 4 milhões de candidatos de todo o Brasil que fizeram a prova do Enem 2011 a terem acesso às cópias das provas de redação, e respectivos espelhos de correção.

Na quinta-feira, o MEC divulgou que o juiz federal da 22ª Vara Federal do Rio de Janeiro, Rafael de Souza Pereira Pinto, indeferiu um pedido liminar da ação civil pública de vistas à prova de redação, proposta pela Defensoria Pública da União.

DIÁRIO CATARINENSE

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

20/01/2012 19h18min
MEC divulga resultado do ProUni

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.