| 18/10/2011 09h38min
As escolas Honório Saldo e Vereador Hubener, localizadas na Estrada Geral do Quiriri, e a Germano Lenschow, na Estrada Dona Francisca, interditadas na semana passada, receberam uma visita da Vigilância Sanitária na tarde da segunda-feira, mas não tiveram autorização para reabrirem as portas. Elas foram fechadas por estarem utilizando água do rio, sem tratamento, para consumo interno.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, durante o final de semana, as unidades receberam uma visita de uma equipe técnica da Companhia Águas de Joinville. Eles realizaram a limpeza da tubulação e da caixa d'água, além de isolarem as cisternas para que não recebam mais água do rio. Mas em nova inspeção, a fiscal Lia Abreu voltou a encontrar problemas.
De acordo com ela, as caixas d'água, que foram abastecidas por meio de um caminhão pipa, estavam sujas, com acúmulo de areia no fundo e presença de mosquitos. Ela conta que aguarda agora por um laudo da Águas de Joinville, garantindo que a água é própria para uso.
— Não vejo condições daquela água ser utilizada para consumo. Afirmaram que foi feita a limpeza, mas as cisternas continuam sujas—, garante Lia.
A Águas de Joinville afirma que não pode responder pela situação encontrada na escola, mas que a água fornecida pelo caminhão pipa é potável e que dispõe de laudo, que será entregue para a Secretaria de Educação, responsável por regularizar as unidades. Um novo abastecimento deve ser realizado na manhã desta terça-feira.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.