| 19/09/2011 10h22min
Para três joinvilenses, as Olímpiadas em Londres começam a menos de um mês. André Luis Peripolli, Leandro Duarte Machado e Natã Barbosa, todos com 19 anos, são estudantes do Senai e vão representar o Brasil no WorldSkills 2011 – uma competição internacional de conhecimento, entre os dias 5 e 8 de outubro, que reunirá mais de mil alunos de 52 países.
As olimpíadas estão na 41ª edição e são um desafio com provas práticas. A cada dois anos, o evento reúne centenas de estudantes e jovens profissionais de até 23 anos. Junto com os três alunos catarinenses, outros 23 do Senai e cinco do Senac farão parte da delegação brasileira, que embarca para o Reino Unido em 29 de setembro.
Eles competirão em 25 habilidades, como tecnologia da informação, mecatrônica, eletricidade predial e industrial, cozinha, joalheria e confeitaria. André e Leandro formam a dupla que representará o Brasil na área de robótica móvel. Natã vai vestir a camisa brasileira na área de web design.
A responsabilidade não é pequena. Além de só terem esta chance de participar da competição, o País ficou bem posicionado nas duas modalidades na última olimpíada, há dois anos, no Canadá. O Brasil levou bronze em web design, perdendo para Suíça e Canadá, e ficou na quinta colocação na robótica móvel, empatado com a Alemanha, atrás de Japão, Coreia do Sul, Singapura e China.
Há quase três décadas participando do WorldSkills, o Brasil também se destaca na classificação geral. Em 2007, em Shizuoka, no Japão, ficou em segundo lugar. Em 2009, em Calgary, no Canadá, em terceiro.
— Para nós, participar é um reconhecimento do nosso esforço. Estamos tranquilos, não há motivo para desespero—, diz André.
Leandro Machado (E) e André Peripolli formam a dupla que vai movimentar um robô
Foto:
Charles Guerra
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.