| 12/05/2011 09h49min
A Igreja Católica tem planos para a Paróquia Senhor Bom Jesus, no bairro Aventureiro, zona Leste de Joinville. Será em um terreno de 85 mil metros quadrados, a cerca de 500 metros da antiga sede, que será construído o santuário do Aventureiro.
Segundo o padre Ivam Macieski, pároco há seis anos, a comunidade tem a pretensão de tornar o local uma referência no turismo religioso em Joinville.
— Não há uma área tão grande como esta na cidade. Nosso projeto é ambicioso — conta.
Desde fevereiro, quando a igreja-sede foi demolida, as missas estão sendo realizadas no salão paroquial, localizado na rua Tuiuti. Além do santuário, o projeto também comporta um centro de catequese, casa paroquial, gruta e capelas. “Será uma área de espiritualidade e lazer.”
A área, da qual só podem ser usados 25 mil metros quadrados – o restante é área de preservação –, já passou por um levantamento topográfico.
O próximo passo é o lançamento de um edital, que será elaborado com a participação da Blumenau Herwig Shimizu Arquitetos, responsável por erguer o Santuário de Madre Paulina.
— Depois de analisado e escolhido, o projeto passará por uma licitação — explica o padre.
As obras devem começar em um período máximo de seis meses, para que estejam concluídas em até três anos.
É o prazo que temos para desocupar as acomodações na rua Tuiuti, onde estamos trabalhando agora — conta.
O custo estimado do projeto é de R$ 5 milhões. De acordo com o padre Ivam, a paróquia já tem dinheiro para começar as obras – cerca de R$ 800 mil. O restante deve ser arrecadado por meio de dízimos, doações e iniciativas da comunidade.
— É o máximo que queremos gastar, até mesmo em vista da situação socioeconômica do bairro — afirma o pároco.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.