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 | 03/05/2011 22h40min

Blumenauense tem dificuldade para encontrar vagas em estacionamentos privativos

Esta é a realidade para mensalistas em 24 estabelecimentos do Centro consultados pelo Santa

Daniela Matthes  |  daniela.matthes@santa.com.br

São raras as vagas para mensalistas nos estacionamentos no Centro de Blumenau. Segunda-feira, nenhum dos 24 estacionamentos pesquisados pelo Santa entre as ruas Amadeu da Luz e Nereu Ramos tinha vaga disponível. Além disso, é preciso pesquisar antes de estacionar o carro. Os preços por mês variam entre R$ 80 e R$ 200. Se pagar por diária (rotativo), o gasto aumenta ainda mais: entre R$ 264 a R$ 550.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau, Paulo Cesar Lopes, os problemas para se conseguir estacionar o carro nos arredores ou na própria Rua XV de Novembro não é novidade. Numa pesquisa feita pela entidade em dezembro, em parceria com o Sebrae, os entrevistados apontaram  a falta de vagas como o principal problema ao ir às compras na rua.

Lopes acredita que não seja nem a falta de vagas o maior problema, mas sim o custo, que para ele é alto demais. Quem trabalha no comércio também reclama. Para os comerciários e empresários faltam vagas fixas.

_ Solução é difícil, mas acho que se a prefeitura incentivar a construção de edifícios-garagem vai ajudar muito _ estima Lopes.

De autoria do Executivo, em 2010 foi aprovada a Lei Complementar 761 que autoriza a concessão de benefícios fiscais para, entre outros empreendimentos, incentivar a construção de edifícios-garagem. Atualmente, há pelo menos um empreendimentos do tipo em construção, ao lado do Hospital Santa Isabel. Terá seis andares e 700 vagas.

Mais Vermelinhos amenizariam problema

O doutor em Sistemas, Transportes e Gerência de Área, Ivo Rogério Reinhold, concorda com a opinião de Lopes. Ele acrescenta que o ideal seria criar alternativas para diminuir a circulação de carros na região central de Blumenau. Para Reinhold uma saída seria criar bolsões de estacionamento próximos aos terminais urbanos e aumentar o número e o itinerário dos micro-ônibus, também conhecidos como Vermelhinhos.

O especialista acrescenta que as pessoas que moram perto do Centro poderiam optar pelo trajeto a pé.

_ Cidades grandes como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro estão incentivando a construção de edifícios-garagem. Mas o fato é que as ruas que temos no Centro não suportam mais a quantidade de carro que passam por lá _ explica Reinhold.

JORNAL DE SANTA CATARINA

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