clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 19/04/2011 14h34min

Vacas ganham destaque e adoração em Santa Catarina com a CowParade

Exposição chega ao estado em novembro

É o tipo da ideia que, à primeira vista, parece meio maluca. Espalhar vacas feitas de fibra de vidro, dezenas delas, por uma ou várias cidades, cada uma servindo de suporte para a criação de uma pessoa só ou de um coletivo de artistas.

Atualmente, essa maluquice é a maior manifestação artística ao ar livre do planeta. E vai passar por aqui: as inscrições para o CowParade Santa Catarina estão abertas e vão até dia 29 de abril.

A ideia é explorar o potencial artístico regional. Incentivar nossos artistas e gerar visibilidade para seu trabalho, em um período em que a cidade recebe turistas de diferentes origens.

As vacas criadas pelos catarinenses serão prestigiadas pelo público gratuitamente, entre novembro de 2011 e janeiro de 2012. Estarão expostas em Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau, Joinville, Lages, Criciúma, Chapecó – e, quem sabe, em outras localidades ainda não definidas.

— O que queremos é que a exposição não fique apenas nas maiores cidades. É possível, por exemplo, que empresas ou prefeituras de municípios menores patrocinem suas criações — destaca Giovane Pasa, coordenador da CowParade estadual.

O processo de inscrição é totalmente democrático. Artistas plásticos, escultores, designers, publicitários, estilistas, grafiteiros, artistas amadores, fotógrafos, todo mundo pode usar sua vaca para fazer arte.

Não existem regras de estilo, nem técnicas artísticas específicas. As vacas podem ser pintadas, vestidas, estilizadas, influenciadas pela cultura e folclore. O artista é livre para fazer sua interpretação com bom humor, usando uma das três poses de vaca disponíveis: de pé, pastando ou repousando.

Mas a organização antecipa que serão especialmente apreciadas as interpretações sobre o Estado de Santa Catarina (cultura e tradições), e as que sejam atrativas às crianças. Exigência, mesmo, só uma: o interessado precisa ter plenas condições de executar o projeto proposto.

— O artista precisa avaliar bem sua proposta. Um webdesigner pode criar um arte digital muito legal, colorida, mas na hora passar para a criação física, não pode ter desconhecimento do uso das tintas. Um escultor que se propor a ousar na criação, com cortes diferentes, tem que estar certo de que vai conseguir realizar o que colocou no papel — avisa Pasa.

Alguns nomes de peso estão embarcando na parada leiteira. Juarez Machado já confirmou que chega em junho ao Estado para trabalhar em seu projeto. Luciano Martins - que criou a arte da promoção – é outro.

O escultor blumenauense Pita Camargo, o designer e artista Morandini (São Paulo), e a pintora Tereza Martorano, de São Joaquim, são alguns do que vão "avacalhar" sua arte por aqui.



Edição interativa e ligada à internet

Todas as informações sobre a CowParade e instruções para a inscrição estão disponíveis no www.cowparadesantacatarina.com.br. O resultado da aprovação do Comitê de Artes também será divulgado no site, a partir do dia 10 de maio. Após selecionado, o artista receberá um comunicado para o início da produção.

A promoção da CowParade Santa Catarina é do "Diário Catarinense". A idealização é da agência digital Labbo, de Florianópolis, que comemora com a iniciativa seus dez anos de atividades.

E como será a primeira parada organizada por uma empresa do mundo digital, também vai usar a web de maneira significativa. Vai estar ativa todas as redes sociais, versões de seu website para celulares, e incentivo à intensa interatividade dos usuários. Os usuários também poderão postar as próprias fotos no site da CowParade.



Como a tradição surgiu

A primeira edição foi organizada em 1998, na cidade de Zurique, Suíça – que tem a vaca como símbolo –, dedicada a propagar a democratização da cultura. Mas ainda não era conhecida como CowParade. Isso só foi acontecer em Chicago, no ano seguinte.

Após 11 anos de sucesso e promovida em mais de 60 cidades, entre Nova York, Londres, Paris, Milão, Dublin, Tóquio, Cidade do México, Estocolmo, Buenos Aires e São Paulo, a CowParade foi apreciada por mais de 150 milhões de pessoas ao redor do globo.

Em todo o mundo, mais de seis mil artistas, profissionais e amadores, fizeram a leitura e deram vida às vacas da CowParade. Cada um deles já pintou e adornou as peças de fibra de vidro em formato de vacas, que foram expostas em locais estratégicos para apreciação pública e, depois, leiloadas, sendo o montante arrecadado destinado a instituições de caridade.



Ação filantrópica

A renda da promoção está ao redor de US$ 25 milhões (R$ 40 milhões), destinados à filantropia. Oprah Winfrey, Ringo Starr, Elton John e Nelson Mandela são alguns dos donos das vacas da CowParade.



Quem já participou

Alguns artistas de renome que criaram vacas para a CowParade:
• Peter Max
• Patrick Hughes
• Jan Saudic
• Roman Tyc
• Romero Britto
• James Rizzi
• Burton Morris
• Red Grooms
• Richard Haas
• Patricia Nix
• LeRoy Neiman
• Edwina Sandys
• George Rodrigue
• Oliviero Toscani
• Di Rosa
• Peter Klasen

Alguns arquitetos conhecidos mundialmente que criaram suas vacas para a CowParade:
• Robert Stern (Nova York)
• Lord Richard Rogers (Londres)
• Lord Norman Foster (Londres)
• Professor William Allsop (Londres)

Designers e celebridades que customizaram as vaquinhas:
• Michael Graves (designer, Nova York)
• Kate Spade (estilista, Kansas City)
• Vivienne Westwood (estilista, Londres)
• Matthew Williamson (estilista, Londres)
• Ronnie Wood (guitarrista dos Rolling Stones, em Londres)
• John Rocha (designer, Dublin)
• Radiohead (banda de rock, Dublin)
• David Lynch (cineasta, Nova York)
• Federico Castelluccio (ator, West Orange, NJ)
• Vaclav Havel (ex-presidente da República Checa, em Praga)
• Marcel Wanders (designer, Milão)
• Karim Rashid (designer, Milão)
• Elio Fiorucci (designer, Milan)
• Christian Lacroix (estilista, Paris)

RENÊ MÜLLER
Fabiano Panizzi / Divulgação

A primeira edição foi organizada em 1998, na cidade de Zurique, Suíça
Foto:  Fabiano Panizzi  /  Divulgação


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.