| 25/09/2001 21h51min
Os Estados Unidos são os maiores compradores do planeta, mas não são apenas as grandes empresas que podem aproveitar o apetite desse gigante para incrementar os negócios. Especialista em estudos de inserção de empresas brasileiras no mercado norte-americano, o consultor Carlos Barbieri, da Oxford Consulting, afirma que as pequenas e médias empresas nacionais devem buscar oportunidades do mercado norte-americano. Há 10 anos radicado na Flórida, Barbieri participou nesta terça-feira, em Porto Alegre, do seminário Destino Exportador USA, promovido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham). O consultor diz que o Brasil é o 14º vendedor para o mercado norte-americano, posição que garante espaço para um crescimento significativo das exportações. Os EUA importam cascas de laranja, retalhos de tecidos e até cabelo humano. É uma variedade infinita de demandas que dá chance para todos e não apenas para os grandes grupos ou setores tradicionais, afirma. Barbieri pondera, no entanto, que os exportadores brasileiros enfrentam o peso dos juros, da carga tributária e da legislação trabalhista. A Câmara Americana de Comércio tem escritório regional em Porto Alegre, onde existem cerca de 300 filiados. Segundo o coordenador regional da Amcham, Fernando Spadari, o objetivo é fornecer informações para desenvolver os negócios entre empresas dos dois países.
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