| 27/08/2004 22h16min
Cerca de 150 ciclistas começam neste sábado, dia 28, a disputa da 18ª Volta de Santa Catarina, uma das principais competições do ciclismo nacional. Além de equipes de todo o Brasil, haverá participantes do Canadá e da Áustria buscando pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI).
A partir das 15h ocorre o prólogo, percurso de dois quilômetros pela Avenida Getúlio Vargas, em Chapecó, que vai definir quem veste a camiseta de líder na etapa. A largada da primeira etapa será às 10h de domingo, na Praça Coronel Bertaso. São 83,1 quilômetros até a chegada, na praça Dogelo Goss, em Concórdia.
A competição vai até o dia 7 de setembro, quando os ciclistas devem completar o percurso de 1.051 quilômetros, divididos em 11 etapas. A última é entre Joinville e São Francisco do Sul.
O presidente da Federação Catarinense de Ciclismo, João Carlos de Andrade, disse que a competição deste ano terá um percurso mais difícil do que o anterior. Além do aumento do trajeto em cerca de 200 quilômetros, o retorno de disputas no oeste catarinense traz novas exigências aos atletas em virtude da topografia do terreno.
O chapecoense Vilmar Carasek, que compete na categoria elite, disse que a primeira etapa exige bastante preparo físico. Um dos pontos mais difíceis é quando a SC 283 chega ao município de Arvoredo, passando pela ponte do Irani. No local, existe uma subida de oito quilômetros.
Mas a prova deve começar a se definir a partir de Seara, onde existe mais uma subida íngreme, na qual os líderes começam a se distanciar. Rafael Gehrard, que compete por Chapecó na categoria sub-23, espera tirar vantagem por conhecer a região e brigar pelos primeiros lugares da categoria.
Ele venceu a Volta do Litoral Paranaense, em maio, e há quatro meses se prepara para a Volta de Santa Catarina.
– Quem conhece as subidas pode dosar melhor o fôlego – disse Gehrard.
Outro corredor anfitrião é Jair Damásio, que foi tricampeão brasileiro júnior de 1991 a 1993, bicampeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina em 1991 e 1994. Ele participa da Volta de SC pela 11ª vez, sendo vice-campeão júnior em 1993.
O catarinense Márcio May, que representou o Brasil nas Olimpíadas de Atenas, é o principal nome da prova. May, que corre pela equipe paulista Memorial Santos-SP, venceu em 1997, 1998 e 2002, e agora busca o tetracampeonato.
Seu colega de equipe e atual campeão, Antônio Nascimento, também briga pelo título. Outros favoritos são o atual campeão brasileiro de resistência, Renato Ruiz, o campeão do Tour SC de 1994, José Aparecido dos Santos, o paulista Fabrício Morandi e o catarinense Daniel Rogelin, campeão em 1996 e 1999.
As informações são do Diário Catarinense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.