| 12/08/2004 22h05min
Começa oficialmente nesta sexta-feira, dia 13, às 14h45 (horário de Brasília), a Olimpíada de Atenas. Com uma participação recorde de 201 países e mais de 10 mil atletas inscritos, a competição retorna à Grécia, berço da sua criação, em 1896. O espetáculo programado para a cerimônia de abertura promete impressionar a todos, começando com um show de luzes.
Logo depois, um lago aparece no centro do estádio e, de dentro da água, surge uma estátua típica das ilhas de Cíclades. Da primeira estátua, vem outra, uma cópia de David, de Michelangelo. Por fim, um homem surge sobre um cubo, suspenso no centro do estádio.
As surpresas não param por aí. Após alguns segundos, um cometa surge na cobertura do estádio, percorre todo o campo e atinge o centro do lago, formando o símbolo dos Jogos Olímpicos. Um garoto passeia pelo lago num barquinho de papel gigante, e o hino grego é cantado por um coral. Os organizadores da competição mantiveram em segredo apenas um acontecimento: ainda não se sabe como será acesa a pira olímpica e nem quem o fará.
O Brasil não contará com alguns atletas na cerimônia de abertura. Com o início de 19 modalidades já no sábado, as equipes de natação, judô, ginástica olímpica, futebol, basquete e remo irão permanecer na vila olímpica e não participarão do desfile. O grupo também poderá ir desfalcado de Gustavo Kuerten, o esgrimista Renzo Agresta e o time feminino de vôlei. Os dois últimos estréiam também no sábado, enquanto Guga, desgastado, prefere descansar.
Os atleta brasileiros serão a 31ª delegação a entrar no Estádio Olímpico, seguindo a ordem do alfabeto grego. A delegação deve entrar na pista por volta das 16h. O porta-bandeira do Brasil, que terá 246 representantes (124 homens e 122 mulheres), será o velejador Torben Grael, recordista de medalhas olímpicas, ao lado do nadador Gustavo Borges, que levará a bandeira no encerramento.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.