clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 11/11/2003 21h37min

Clubes de SC se reúnem para oficializar fórmulas das competições

Os clubes de futebol catarinenses se reúnem em Conselho Técnico nesta sexta, dia 14, para oficializar as fórmulas das competições para 2004. O encontro acontece na Câmara Municipal de Balneário Camboriú, às 16h30min.

O calendário para a próxima temporada foi homologado nesta segunda pela Federação Catarinense de Futebol (FCF), e muita coisa mudou em relação a 2003. Tudo para atender ao Estatuto do Torcedor.

As competições começam no dia 21 de janeiro e só terminam dia 19 de dezembro. Serão pelo menos cinco torneios estaduais e três nacionais, oferecendo, assim, um mínimo de 10 meses de atividade para os clubes, conforme exige o artigo 8º do Estatuto do Torcedor.

A remodelação do calendário extingue a primeira e a segunda divisões em 2004 e institui as séries A-1, A-2 e B-1.

Da A-1 participam os quatro clubes que disputam as séries A e B do Campeonato Brasileiro, mais os sete clubes da extinta primeira divisão e o campeão da Segundona (ainda indefinido). A competição vai de 21 de janeiro a 18 de abril.

A fórmula, que será referendada no Conselho Técnico de sexta, é a seguinte: dois grupos com seis clubes, com cabeças-de-chave.

Os dois melhores de cada grupo se classificam para o quadrangular final, que vai revelar o campeão estadual – valendo vaga na Copa do Brasil de 2005.

– A fórmula é esta, não tem como mudar. O que os clubes vão definir é a composição dos grupos – afirma o diretor jurídico da FCF, Rodrigo Capella.

Os oito clubes que não disputam as séries A e B do Brasileiro entram na A-2, independentemente de classificação. Além deles, participam da competição os 11 clubes da atual segunda divisão (o campeão ganha vaga na elite) e ainda o Alto Vale, rebaixado em 2003.

A competição vai de 25 de abril a 19 de dezembro e vai definir os oito clubes que disputam a A-1 em 2005.

Já da B-1 participam aqueles clubes licenciados da FCF e os que desejam iniciar suas atividades. Equipes tradicionais como o Paysandu e o Carlos Renaux, de Brusque, receberam convite para disputar a competição, que começa no dia 15 de fevereiro e vai até 19 de dezembro. Dois se classificam para a Série A-2.

Outras duas competições foram criadas, mas ainda dependem do interesse dos clubes: os "Torneios Incentivo". São competições curtas para manter em atividade os desclassificados das fases decisivas das séries A-1 e A-2.

Veja abaixo o calendário.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.