| 27/11/2009 08h11min
Um ano e oito meses após ser contratado, o técnico Silas anunciou nesta quinta-feira, dia 26, que deixará o comando do Avaí em 2010. O treinador não chegou a um acordo pela renovação do contrato com a diretoria azurra, e fará os últimos dois jogos no comando do Leão contra Santos (dia 29 deste mês) e Náutico (dia 6 de dezembro). O compromisso de Silas com o Avaí se encerra no dia 31 de dezembro, e certamente será lembrado pela torcida como um dos maiores treinadores do time da Ressacada em toda a história do clube.
>>> Opine: Quem deve ser o novo técnico do Avaí?
>>> Confira fotos
da trajetória de Silas no Leão
Trajetória
A história de Silas no comando do time catarinense começou no dia 22 de março de 2008, na vitória do Avaí sobre o Juventus por 5 a 0, em jogo válido pelo Campeonato Catarinense. Três partidas depois, conseguiu quebrar um tabu de 20 anos ao derrotar o rival Figueirense no Orlando Scarpelli por 2 a 0. O treinador chegou ao clube azurra praticamente sem nenhuma experiência à frente de uma equipe: ele havia iniciado a carreira fora das quatro linhas como auxiliar técnico de Zetti no Fortaleza.
Série B e o acesso
Silas entrou para a história do Avaí ao conduzir o time no acesso à Primeira Divisão do Brasileirão depois de 30 anos afastado da elite do futebol nacional. A campanha na Segundona foi irrepreensível: das 38 rodadas do campeonato, em apenas oito o Leão ficou de fora do G-4. Terminando a
competição no terceiro lugar, subiu para a Série A ao lado de Corinthians, Barueri
e Santo André.
Campeão Catarinense
O ano de 2009 começou bem para o Avaí, com o time conquistando o Campeonato Catarinense após 12 anos de jejum. A equipe azurra bateu a Chapecoense na grande decisão, vencendo o jogo no tempo normal por 3 a 1 e marcando mais três tentos na prorrogação. No final, muita festa da torcida e jogadores para o comandante do grupo.
Sucesso na Série A
Cotado por grande parte da imprensa nacional como um forte candidato ao rebaixamento, Avaí e Silas calaram os críticos com uma ótima campanha no retorno à Primeira Divisão. Após um início difícil, o time conseguiu uma incrível série de 11 jogos sem derrota no primeiro turno e garantiu a permanência com várias rodadas de antecedência. Além de conseguir uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem, o Leão chegou na reta final do Brasileirão com chances matemáticas de lutar pela Libertadores, deixando para
trás clubes de grande tradição no futebol brasileiro.
Números de Silas no comando do Avaí
Jogos - 106
Vitórias - 51
Empates - 31
Derrotas - 24
Gols Pró - 195
Gols Contra - 132
Saldo de Gols - 63
* Os números não consideram jogos amistosos do Avaí
Silas tornou-se um dos técnicos de maior reconhecimento no Brasil à frente do Avaí
Foto:
Flávio Neves
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.