clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 15/10/2009 14h32min

Prefeitura de Florianópolis começa a implantar novos calçadões no Centro da cidade

Projeto prevê interdição da passagem de veículos em trecho da avenida Paulo Fontes

Atualizada às 15h43min

A prefeitura de Florianópolis bloqueou a passagem de veículos no trecho da avenida Paulo Fontes na região do Mercado Público, para os motoristas que seguem em direção à Beira-Mar Norte, às 14h10min desta quinta-feira.

A medida é a primeira etapa de um projeto de humanização da área, que deve ser totalmente interditada e transformada em um calçadão até o final do mês. O prefeito em exercício, João Batista, colocou o primeiro cone na avenida Paulo Fontes para o bloqueio da rua. A operação está sendo coordenada pelo major Ricardo de Souza da Polícia Militar, que ficará no local até 20h.

Desde a interdição do trecho, entre o cruzamento com a rua Arcipreste Paiva e o Mercado Público, equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar orientam os motoristas na região. Há formação de congestionamentos na avenida Hercílio Luz, no Centro de Florianópolis.

Experiência

O prefeito em exercício João Batista disse nesta quinta, em entrevista à rádio CBN/Diário, que a medida é experimental e tem como objetivo priorizar a circulação de pedestres na região.

Estima-se que, diariamente, cerca de 230 mil pessoas que utilizam o Terminal de Integração do Centro (Ticen), transitem pela região da avenida paulo fontes. O número de veículos que circulam na região chega a 15 mil, segundo Batista. 

—  É uma relação desproporcional. Precisamos humanizar esta área da cidade priorizando os pedestres e a passagem dos ônibus — explica.

Um levantamento da prefeitura apontou que pelo menos 750 veículos circulam pela Arcipreste Paiva nos horários de pico. 

—  Estamos numa fase conceitual e vamos precisar de ajustes. Pedimos a compreensão e o apoio da população — justificou João Batista, ressaltando que pela primeira vez a prefeitura tenta implementar as mudanças já sugeridas por especialistas do Instituto Jaime Lerner, do Paraná, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Instituto de Urbanismo e Planejamento da cidade (Ipuf), que propuseram a humanização do Centro.

Sugestões

Com a mudança, segundo o prefeito, os motoristas que seguem pela rua Arcipreste Paiva, ao lado da Praça XV, não podem virar à direita na Paulo Fontes e ir em direção ao Terminal Rita Maria.

Para seguir para a Beira-Mar Norte, a opção é seguir na à esquerda, em continuidade da Paulo Fontes, até a avenida Hercílio Luz e, de lá, pela avenida Gustavo Richard em direção ao Terminal Rita Maria ou optar pela Hercílio Luz e, em seguida, a Mauro Ramos.

Os motoristas que trafegam na região também podem acessar a avenida Hercílio Luz, contornando a Praça XV e seguindo pela Rua dos Ilhéus e Anita Garibaldi.

Nesta quinta, a passagem de veículos entre na avenida Paulo Fontes entre o Ticen e o Mercado Público em direção à avenida Hercílio Luz continua liberada e não serão feitas alterações no trânsito em outras ruas da região.

Confira no infográfico as alterações previstas nas próximas etapas do projeto:

Sugestões

João Batista adianta que a prefeitura vai analisar a implicação da interdição do trânsito no trecho da Paulo Fontes e pode experimentar novas mudanças nos próximos dias. 

— Toda crítica construtiva será bem aceita. Existem detalhes que os técnicos não conseguem identificar e, quem passa pela região constantemente, percebe. Essa informação é importante para nós — entende.

Quem quiser encaminhar sugestões ao prefeito em exercício pode participar de um chat no diario.com.br programado para às 13h desta sexta-feira.

DIARIO.COM.BR
Renan Koerich / 

Passagem de veículos está bloqueada no trecho da avenida Paulo Fontes na região do Mercado Público
Foto:  Renan Koerich


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

13/10/2009 21h43min
Trânsito muda no Centro de Florianópolis a partir desta quinta-feira
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.