| 13/08/2009 13h07min
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, na quarta, o projeto de lei nº 290/08, do deputado estadual Edison Andrino (PMDB), que prevê a obrigatoriedade da instalação de sistemas de vigilância, por meio de câmeras de vídeo, em estádios de futebol, ginásios desportivos e arenas multiuso credenciados para a realização de jogos oficiais.
Agora, o projeto será encaminhado para o gabinete do governador Luiz Henrique da Silveira, onde deverá ser sancionado.
De acordo com o parlamentar que elaborou a lei, o objetivo é preservar a segurança do espectador de eventos esportivos.
— O sistema de vigilância tem um caráter preventivo porque à medida que você sabe que está sendo filmado você deixa de cometer crimes, pois será flagrado pelas câmeras — explicou Edison Andrino.
O presidente da Associação de Clubes de Futebol de Santa Catarina, João Nilson Zunino, elogiou a iniciativa do deputado estadual, mas se diz preocupado com
o alto custo para a implementação deste sistema em
estádios de futebol.
— Nos estádios da grande maioria dos clubes catarinenses que disputam a Primeira e a Segunda Divisão do Estadual não cabem nem cinco mil pessoas. Se eles tiverem que gastar dinheiro com as câmeras de monitoramento ficará inviável, pois elas têm um custo alto — comentou.
A partir da data que o governador Luiz Henrique sancionar o projeto, os clubes terão um prazo de 180 dias para se adequarem à lei.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.