| 19/04/2009 11h05min
O alemão Sebastian Vettel, que no ano passado obteve sua primeira vitória na Fórmula-1 com a Toro Rosso, neste domingo, de novo sob uma intensa chuva, conquistou em Xangai o primeiro Grande Prêmio da Red Bull, que, com o australiano Mark Webber, ainda comemorou uma inédita dobradinha.
O brasileiro melhor classificado e único a pontuar na terceira prova da temporada foi Rubens Barrichello (Brawn), quarto colocado. Nelsinho Piquet, da Renault, foi o penúltimo (16º), enquanto Felipe Massa (Ferrari), que chegou a ficar em terceiro, não concluiu a corrida.
Debaixo de uma chuva forte, que prejudicou a largada e forçou a permanência do carro de segurança na pista até a nona volta, Vettel tornou a mostrar sua habilidade no asfalto molhado. Sem cometer nenhuma falha durante o GP, o alemão de 21 anos só cedeu a liderança nas duas vezes em que parou para reabastecer e trocar os pneus.
Atrás dos dois pilotos da Red Bull terminou o inglês Jenson Button, vencedor das duas primeiras provas da temporada, mas que na China em nenhum momento demonstrou condições de disputar a vitória.
Já na quinta e na sexta posições chegaram, respectivamente, as McLaren do finlandês Heikki Kovalainen e do inglês Lewis Hamilton, os únicos a fazer um só pit stop em toda a corrida.
O espanhol Fernando Alonso (Renault), que tinha conseguido a façanha de largar do lado de Vettel, na segunda posição, frustrou a equipe com sua 9ª colocação. Por causa da pista molhada, o bicampeão parou já na sétima volta para reabastecer e mudar os pneus.
Ao voltar para a corrida, ainda paralisada pelo carro de segurança, o piloto teve que ir para a última fila. Ainda assim, conseguiu pular para quinto. Mas um segundo pit stop acabou com suas chances de subir na classficação do Mundial de Pilotos, ainda liderado por Button (21 pontos) e Barrichello (15).
Assim como Vettel, quem também voltou a mostrar competência sob a chuva foi Timo Glock (Toyota). O alemão largou em último, dos boxes, mas na parte final da corrida foi o mais rápido em pista, e cruzou a linha de chegada em sétimo, garantindo dois pontos.
Completando a lista de pilotos que pontuaram, o suíço Sebastian Buemi (Toro Rosso), estreante na Fórmula 1, foi o oitavo a receber a bandeirada final. Com esse resultado, somou mais um ponto aos dois que tinha ganho na Austrália.
Por sua vez, a Ferrari, campeã do Mundial de Construtores no ano passado, continuou sem pontuar, já que o finlandês Kimi Raikkonen, companheiro de Massa na escuderia, chegou em décimo.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.