| 17/03/2009 16h57min
A Associação de Equipes da Fórmula-1 (Fota, em inglês) lançou nota expressando “decepção e preocupação” pelas decisões tomadas nesta terça-feira pelo conselho mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
A FIA aprovou em Paris uma série de medidas para o Mundial da F-1 de 2009 – a mais polêmica delas a substituição do sistema de pontos pelo de vitórias para definir o campeão entre os pilotos.
Também foi aprovado um orçamento máximo por equipe na temporada, que será de aproximadamente US$ 42 milhões (cerca de R$ 95 milhões), incluindo os salários dos pilotos.
– Em referência às decisões adotadas hoje pelo conselho mundial da FIA, a Fota deseja expressar sua decepção e preocupação com o fato de que as decisões foram tomadas de uma forma unilateral – diz a nota.
Ainda segundo o documento, a associação de equipes teme um “prejuízo da essência da Fórmula-1 e dos princípios que fazem deste um dos esportes mais populares”.
– É necessário estudar a fundo a nova situação e fazer todo o possível para manter um regulamento estável, isento de contínuas modificações que confundam construtores, equipes, público e patrocinadores – acrescentou.
Foi rejeitada a proposta de mudar a distribuição dos pontos feita pela Fota. A intenção era que o vencedor da prova ganhasse 12 pontos, contra os 10 atuais. Além disso, o segundo e terceiro colocados levariam nove e sete, um a mais que atualmente. Em 2009, o vencedor continuará somando 10 pontos.
EFE
Lewsis Hamilton, da McLaren, não teria sido o campeão em 2008 com esse novo regulamento
Foto:
Miguel Angel Morenatti, AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.