clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 12/12/2008 12h39min

Massa sugere que uma empresa brasileira compre a Honda

Piloto da Ferrari diz que é horrível quando uma equipe deixa a F-1

A Honda ainda não encontrou comprador para equipe de Fórmula-1. Para o piloto Felipe Massa seria possível uma montadora nacional bancar uma vaga na categoria, após a saída da multimilionária japonesa.

– Espero que alguém possa comprar os direitos da Honda e ser competitivo no ano que vem, sob outro nome. Talvez uma companhia brasileira pudesse comprar a escuderia. Seria bem interessante se isso acontecesse – sugeriu o representante nacional, vice-campeão da temporada 2008 da F-1.

O piloto da Ferrari lamentou a retirada da Honda da Fórmula-1:

– É horrível quando uma equipe deixa a F-1, sobretudo uma tão importante como a Honda. É mais legal quando há muitas fabricantes no grid, pois vitórias sobre Toyota, Honda e BMW, por exemplo, são mais importantes. Mas não acho que haverá novas saídas de escuderias, pelo menos não para a próxima temporada – emendou Massa.

O Brasil já teve uma equipe brasileira: a Fittipaldi, que competiu no circo da principal categoria automobilística entre os anos de 1975 e 1982. Gerida pelo bicampeão Emerson Fittipaldi e seu irmão mais velho Wilson, a montadora foi representada por pilotos os brasileiros Ingo Hoffmann e o próprio Emerson e pelo finlandês Keke Rosberg.

Durante seus oito anos na ativa, a Fittipaldi teve quatro momentos, de acordo com seus patrocinadores. A mais famosa durou de 1975 a 77, quando teve a parceira Copersucar. Em 78 e 79 não houve sócio, assim como nos anos 81 e 82. Em 1980, a Skol deu apoio financeiro ao time.

A montadora verde-amarela na F-1 nunca conseguiu títulos mundiais. O melhor desempenho em uma temporada ocorreu em 1978, com o sétimo lugar no Mundial de Construtores. No mesmo ano, a Fittipaldi conquistou seu primeiro pódio, com o segundo lugar de Emerson no Grande Prêmio do Brasil.

A escuderia nacional ainda conquistaria mais dois pódios antes de se retirar da F-1: em 1980, Rosberg ficou com o terceiro lugar no GP da Argentina. Na mesma temporada, Fittipaldi foi o terceiro colocado nos Estados Unidos.

GAZETA PRESS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.