| 01/10/2008 20h14min
Com a definição da fórmula de disputa e das datas do Catarinense 2009, o próximo ano promete ser bastante movimento para Figueirense e Criciúma. Campeão e vice do estadual, respectivamente, as duas equipes terão que dividir as atenções também com a Copa do Brasil, que tem início em fevereiro. O diferencial para a próxima temporada é que o Catarinense 2009 prevê mais jogos, já que além de turno, returno e finais, está previsto a disputa do quadrangular, que definirá as duas equipes que disputarão o título estadual.
O diretor administrativo e financeiro da Figueirense Participações, João Gonçalves Filho, disse que a questão da maratona de jogos foi levantada pelo clube na reunião do Conselho Técnico da noite desta terça, dia 30, quando foi definida a fórmula do Estadual, em Balneário Camboriú. Apesar da observação alvinegra, o sistema de disputa foi aprovado por unanimidade pelos representantes dos nove clubes que disputarão a elite do estadual no ano que vem – resta definir o 10º participante, que será o campeão da Divisão Especial.
— O Figueirense, com relação ao modelo (do Estadual, aprovado nesta terça-feira), fez ponderações no sentido como o clube de Santa Catarina que vai disputar a Copa do Brasil e terá um campeonato com 26 datas sem nenhuma folga neste período, necessariamente jogando todas as quartas-feiras e domingos, caso o time avance no Estadual e vá a segunda fase da Copa do Brasil, isso ocorrerá até o dia 29 de abril. Os jogadores do Figueirense se apresentam no ano que vem no dia 6 ou 7 de janeiro e, até montar uma estruturam e preparar o time, nós achamos que seria melhor que o Estadual começasse no dia 21 para que os clubes pudessem trabalhar melhor, essa era uma opinião — disse João Gonçalves.
O Catarinense 2009 tem início marcado para o dia 18 de janeiro e término no dia 5 de maio. As datas reservadas à Copa do Brasil são de 18 de fevereiro e 4 de março, com jogos de volta da primeira fase marcados para 18 de março – no caso, a data bate com a realização da sétima rodada do returno do Estadual e os jogos de Figueira e Criciúma precisariam se remanejados caso haja necessidade.
Se tanto o alvinegro quanto o Tigre avançarem à segunda fase da Copa do Brasil e também ao quadrangular final do Estadual, uma nova maratona de jogos poderá ocorrer para as duas equipes na segunda quinzena de abril. A quantidade de partidas, no entanto, é vista como positiva para o diretor administrativo do Criciúma, César Aguiar:
— Esse ano, nós jogamos (as duas competições) e ficou até mais movimentado para a equipe. Ele (João Gonçalves, do Figueirense) acha que vai ficar mais apertado, eu acho que não. O Delfim (Delfim Pádua Peixoto, presidente de Fed. Catarinense de Futebol) conseguiu mais duas datas para o Catarinense, então ficou bom.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.