clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 14/09/2008 20h11min

D’Alessandro brilha e Inter vence Botafogo no Engenhão

Argentino participou da jogada do primeiro gol e anotou o segundo

Felipe Truda  |  felipe.truda@rbsonline.com.br

O Inter conseguiu neste domingo a segunda vitória fora de casa no Brasileirão. O time foi ao Engenhão e superou o Botafogo por 2 a 1, pela 25ª rodada. O destaque foi o argentino D’Alessandro, que deu origem à jogada do primeiro gol, anotado por Alex, e marcou o segundo após invadir a área alvinegra em grande estilo. Agora, o Colorado soma 36 pontos, seis a menos que o Alvinegro, e volta a sonhar com a vaga à Libertadores 2009.

Três volantes e poucas oportunidades

O técnico Tite confirmou o meio-campo que vinha adotando nos treinamentos ao longo da semana, com os volantes Edinho, Magrão e Guiñazu, e apenas D’Alessandro atuando como armador. Assim, conseguiu dificultar as ações do Botafogo no setor. O problema é que o Colorado perdeu poder ofensivo, e pouco chegava ao gol do uruguaio Castillo.

Logo aos quatro minutos, os colorados levaram um susto. Wellington Paulista recebeu lançamento e, em uma falha da defesa alvirrubra, ficou de frente para o goleiro Clemer e chutou para fora. O Inter respondeu aos 22, quando Ricardo Lopes cruzou fechado e Nilmar chegou atrasado para conferir. As demais finalizações dos dois times até então foram em cobranças de falta, uma para cada lado. Alex mandou na barreira e Lúcio Flávio, para fora.

Gol e chance perdida

Aos 28, o Inter abriu o placar. D’Alessandro achou Nilmar dentro da área, mas sem ângulo pela direita. Com talento, o atacante encobriu Castillo e chutou cruzado. A bola passou devagar pela frente do gol, onde apareceu Alex, sozinho, para conferir e fazer 1 a 0.

A torcida, que já ensaiava algumas vaias ao time da casa, passou a hostilizar ainda mais os botafoguenses. O Inter sentiu o momento e melhorou. Nilmar perdeu aos 34 minutos a chance de ampliar. Ele recebeu a bola dentro da área alvinegra, ficou de frente para Castillo, mas chutou rasteiro e para fora.

Taison entra e D’Alessandro cresce

Aos 40 minutos do primeiro tempo, Alex sentiu dores na coxa e foi substituído por Taison, que pouco pôde fazer durante a etapa. Depois do intervalo, o Inter ganhou velocidade com a entrada do jovem meia-atacante, mas perdeu o passe refinado de Alex. D’Alessandro passou a ser a única referência pelo meio, e cresceu no jogo, passando a chamar mais para si a responsabilidade.

Botafogo assusta, mas Inter amplia

Com apoio da torcida, o Botafogo começou a etapa final no ataque. Logo no primeiro minuto, Diguinho achou Lúcio Flávio dentro da área, de costas para o gol. O ex-jogador do Inter girou e chutou para fora, à esquerda do goleiro Clemer, que não esperava a manobra do rival.

A pintura argentina

A resposta do Inter veio rápido, e em alto estilo. D’Alessandro deixou o zagueiro Renato para trás e adentrou a área alvinegra. O volante Leandro Guerreiro tentou dar o bote e acabou escorregando e caindo. O argentino passou pelo rival e chutou rasteiro para anotar um lindo gol.

Gol carioca e mudanças táticas

Aos 14, o Botafogo descontou. Após cruzamento pela direita, o zagueiro André Luís anotou o único gol alvinegro na partida. A torcida, que estava calada, passou a apoiar o time carioca. Precisando da vitória para seguir com chances de ser campeão, o técnico Ney Franco deixou o Alvinegro mais ofensivo ao sacar os volantes Leandro Guerreiro e Thiaguinho e promover as entradas de Zé Carlos e Alessandro.

Em resposta, Tite tornou o Inter ainda mais defensivo, ao retirar D’Alessandro para colocar em campo Rosinei. Assim, o meio-campo colorado ficou recheado de jogadores de características defensivas. O Colorado teve de segurar a pressão do Botafogo e apostar nos contra-ataques com a velocidade de Taison e Nilmar.

Expulsão

Aos 46, quando os cariocas já estavam desesperados em busca do empate, o zagueiro André Luís derrubou Nilmar, que saía para o contra-ataque no flanco esquerdo, e levou o segundo cartão amarelo, sendo expulso de campo. Só restou ao Colorado segurar o resultado e deixar o campo com a segunda vitória consecutiva.

Próximos duelos

O Inter recebe a chance de entrar de vez na briga por uma vaga à Libertadores, com dois jogos em casa: o duelo com o Vitória, no próximo domingo, e o clássico Gre-Nal do dia 28. O próximo compromisso do Botafogo será diante da Portuguesa no Canindé.

CLICRBS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.