| 02/09/2008 14h01min
Os jogadores brasileiros aparecem entre as transferências mais caras da janela do meio de ano no futebol europeu, incluindo a maior delas, a do atacante Robinho para o Manchester City. O gaúcho Ronaldinho, que deixou o Barcelona rumo ao Milan, representou outra negociação que chamou a atenção na Europa, mas foi apenas a terceira maior do futebol italiano.
Robinho acabou sendo vendido pelo Real Madrid ao City, pouco antes de o prazo para transferências se encerrar. O valor de 40 milhões de euros (cerca de R$ 96 milhões) desembolsado pelos ingleses representou a maior transferência do continente na janela do meio do ano. No total, os clubes da Inglaterra gastaram 615 milhões de euros (R$ 1,483 bilhão), a soma mais alta na Europa. Cerca de 150 milhões de euros foram gastos somente segunda, último dia para negociações.
A venda do atacante búlgaro Dimitar Berbatov ao Manchester United, também fechada perto do fim do prazo, rendeu 37,8 milhões de euros ao Tottenham. Foi a
segunda maior negociação
no país. O diretor do departamento esportivo da firma de auditoria Deloitte, Paul Rawnsley, analisou os números do Campeonato Inglês e ressaltou a superioridade dos clubes do país no campo financeiro.
— Este nível de despesa no mercado de transferências é muito superior ao de outras ligas européias. Em geral, os clubes ingleses investiram cerca de 675 milhões de libras em 2008, que incluem os 500 milhões gastos nesta janela — disse.
A Itália também movimentou o mercado e seus clubes gastaram 508 milhões de euros, 38% a mais que na última temporada. A maior negociação foi a do meia-atacante português Ricardo Quaresma à Inter de Milão, que rendeu 24,6 milhões de euros aos cofres do Porto. O segundo lugar entre as transferências na Itália ficou com a do atacante brasileiro Amauri, que deixou o Palermo rumo à Juventus. O clube de Turim pagou 22,8 milhões pelo jogador, que tem chances de defender a seleção da Itália.
Já a venda de Ronaldinho ao Milan
rendeu 22,5 milhões de euros ao
Barcelona. O meia revelado pelo Grêmio protagonizou a terceira maior negociação no futebol italiano. Por sua vez, o Campeonato Espanhol foi o terceiro em investimentos na janela do meio de ano, com 270 milhões de euros. A maior transferência no país foi a venda do lateral-direito brasileiro Daniel Alves do Sevilla ao Barcelona, por 29 milhões de euros.
O Campeonato Francês ficou em quarto lugar, com 215 milhões de euros, seguido pelo futebol alemão, com cerca de 150 milhões de euros. Na Alemanha, o destaque foi o Wolfsburg, que pagou 14 milhões de euros pelo zagueiro italiano Andrea Barzagli, do Palermo. Em segundo lugar, estão as transferências dos meias brasileiros Renato Augusto, ex-Flamengo, e Thiago Neves, ex-Fluminense, vendidos por 10 milhões de euros a Bayer Leverkusen e Hamburgo, respectivamente.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.