| 07/08/2008 05h34min
A tocha olímpica, que na sexta-feira acenderá a pira para marcar o início dos Jogos Olímpicos de Pequim, chegou hoje à Grande Muralha da China, um dos monumentos mais famosos do mundo, onde foi recebida por uma multidão que esperou desde a madrugada para presenciar o evento.
O célebre piloto chinês Li Zhonghua foi o primeiro a carregar a tocha no percurso de hoje, iniciado às 7h locais (20h de Brasília de quarta). Serão percorridos diferentes pontos dos arredores de Pequim.
No total, 18 pessoas carregaram o fogo de Olímpia pela Grande Muralha no trecho de Badaling, o mais visitado do monumento de mais de 5 mil quilômetros de extensão. Além disso, a muralha estava praticamente tomada por centenas de estudantes que, vestidos de amarelo e vermelho, deram ao local um toque com as cores da bandeira da China.
Na etapa de hoje, penúltima de uma viagem de mais de 140 mil quilômetros, a tocha será levada por 268 pessoas e passará pela localidade de Changping e o Templo da Terra, entre outros locais.
Ainda não foi divulgado quem entrará com a tocha no Estádio Nacional para a cerimônia de abertura, ou quem acenderá a pira na cerimônia de abertura da Olimpíada, a partir das 9h (de Brasília) desta sexta.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.