clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 16/07/2008 22h29min

Figueirense atropela o Santos em noite de Edu Sales no Scarpelli

Atacante brilhou e anotou dois gols do Figueira no primeiro tempo

Michele Cardoso  |  michele.cardoso@rbsonline.com.br

O Figueirense manteve a invencibilidade em casa ao superar o Santos, nesta quarta-feira, pela 12ª rodada da Série A, em uma vitória por goleada de 3 a 0. Com a vitória, o time catarinense subiu uma posição na tabela e termina a rodada no sétimo lugar, com 19 pontos.

Com a forte marcação em cima do capitão Cleiton Xavier, Magal e Edu Sales brilharam na partida. O volante cuidou da armação, enquanto Edu jogava adiantado na área. A parceria deu certo e o atacante anotou dois gols para o Figueira logo no primeiro tempo. Tadeu completou a goleada, aos 12 da etapa final, recebendo um cruzamento de Marquinho, outro destaque da partida.

A vitória manteve também a invencibilidade de PC Gusmão no comando alvinegro. O técnico soma dois empates e três vitórias à frente do Figueira.

Cuca por um fio

Sem vencer há 10 jogos, o Santos ocupa a penúltima posição da tabela e o cargo do técnico Cuca está por um fio. Ele assumiu o time há oito rodadas e a derrota desta quarta-feira pode ser a gota d'água para a diretoria do Peixe.

De acordo com o Globoesporte.com, assessores do presidente Marcelo Teixeira, que acompanhou o time em Santa Caratina, já sondam substitutos: Zetti e Geninho foram consultados. Ainda com informações da mesma fonte, o técnico chegou a pedir demissão no vestiário, mas o presidente decidiu prorrogar a definição.

Primeiro tempo de Edu Sales

Os dois times entraram no 4-4-2, mas o esquema ofensivo do Figueira deu mais resultado no começo da partida. O Santos estava desorganizado, tratou de anular Cleiton Xavier, mas não se mostrava bem posicionado em campo. Nos 10 primeiros minutos, o Figueira pressionou com mais volume de jogo e posse de bola.

No entanto, foi o time visitante que, logo aos 14, teve a melhor chance de abrir o placar. Pela esquerda, Molina cruzou para Kléber Pereira, pela esquerda da área. Ele chutou cruzado e com perigo, mas o goleiro Wilson salvou o Figueira se esticando no canto direito do gol. Foi desta parceria com Molina pela esquerda e Kléber Pereira na área que vieram as principais oportunidades do Santos.

Porém, o Figueira não perdeu o ritmo de jogo e continuou na pressão. O time catarinense abriu o placar aos 27 do primeiro tempo. Marquinho cobrou escanteio para o meio da pequena área e Edu Sales, livre de marcação, cabeceou de cima para baixo, sem chances a Felipe.

Nos acréscimos do primeiro tempo, Magal arrancou do campo defensivo e passou pela marcação santista, já na intermediária mandou a bola para Marquinho, que enfiou para Edu Sales pela direita. O atacante alvinegro chutou da entrada da área e marcou um golaço, aos 45 minutos.

Etapa final

Os clubes voltaram ao campo sem alterações. Porém, perdendo de 2 a 0, o técnico Cuca resolveu deixar o time mais ofensivo. Colocou o atacante Lima no lugar do lateral Apodi. A substituição não surtiu resultado positivo para o Santos e deixou o time com mais espaços para serem aproveitados pelo Figueira.

Logo aos 12 minutos, o Figueira corroborou a vitória anotando o terceiro. Marquinho cruzou da esquerda para Tadeu, que entrava na pequena área e cabeceou de peixinho, direto para balançar a rede do Santos.

As melhores chances para o time visitante continuavam a surgir dos pés de Molina, Kleber Pereira e Maikon Leite. Porém, quando a zaga alvinegra não se posicionava tão bem, Wilson estava lá para salvar o gol do Figueira e ajudar a reverter o saldo na tabela.

Após tomar o terceiro gol, o técnico Cuca resolveu ir para o tudo ou nada. Colocou mais um atacante em campo, deixando três jogadores na linha de frente ao tirar o meia Michel para a entrada de Tiago Luís. Mas não teve jeito. O Figueira continuou pressionando mais, com confiança e solto em seu gramado.

O volante Magal, que fazia uma excelente partida, deu bobeira nos últimos minutos e, após fazer uma falta em Tiago Luís, chegou por trás para derrubar o adversário. Levou cartão vermelho aos 41 do segundo tempo e desfalca o Figueira para a próxima rodada.

Aos 45, o Figueira teve sua última oportunidade. Fabri, que entrou no lugar de Cleiton Xavier, cruzou no segundo travessão para Ricardinho, substituto de Edu Sales, que tentou marcar de cabeça. A bola desviou em Kléber e, na insistência, o atacante alvinegro ainda tentou mas a bola saiu pela linha de fundo com desvio na zaga.

Perdas para encarar o Flu

PC Gusmão tem três baixas garantidas para encarar o Fluminense às 18h20min do próximo sábado, pela 13ª rodada do Brasileirão. Diogo e Cleiton Xavier receberam o terceiro cartão amarelo na partida diante do Santos e estão fora do jogo no Rio de Janeiro. Além deles, o volante Magal é outro desfalque, já que levou cartão vermelho aos 41 do segundo tempo.

No domingo, às 16h, o Santos recebe o Sport em busca da reabilitação no Brasileirão, já que está no 19º lugar, com apenas oito pontos ganhos, na penúltima posição da tabela, à frente do Ipatinga.

Matéria atualizada às 23h57min

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.