| 19/06/2008 16h40min
A Croácia enfrenta a Turquia pelas quartas-de-final da Eurocopa nesta sexta-feira, no estádio Ernst Happel de Viena, às 15h45min (horário de Brasília), num confronto entre duas equipes que surpreenderam na primeira fase da competição. A única vez que croatas e turcos se enfrentaram pela Eurocopa foi em 1996, na Inglaterra. A Croácia venceu por 1 a 0, com gol de Goran Vlaovic.
— Somos melhores que a Turquia — afirmou nesta quinta-feira o treinador da Croácia, Slaven Bilic, em entrevista coletiva.
Depois de vencer a Alemanha, ele acha que seus comandados estão preparados para chegar longe no torneio. A equipe — que venceu as três partidas da primeira fase — deverá ter em campo os meias Ivan Rakitic e Darijo Srna. Eles eram dúvidas, mas vêm se recuperando. Rakitic passará por testes físicos antes da partida. Caso não possa jogar, o atacante Mladen Petric entra em seu lugar.
— Temos que ser pacientes. Em todo caso, estamos física e mentalmente
preparados — disse o técnico, que tem duas
alternativas táticas: "uma é ofensiva e a outra, superofensiva".
Se todos estiverem bem, o esquema tático será um 4-4-1-1, com Rakitic pela esquerda e Kranjcar de meia-atacante. A outra opção é um 4-4-2, com Petric e Olic no comando do ataque. A Turquia conseguiu a classificação com duas vitórias de virada conseguidas nos acréscimos, contra Suíça e República Checa. Neste último jogo, quem brilhou foi o veterano atacante Nihat, símbolo da luta da equipe.
Os turcos terão sete desfalques, entre lesionados e suspensos. Até o goleiro Volkan Demirel, expulso contra os checos e cujo recurso só será analisado pela Uefa na segunda, terá que ser substituído pelo veterano Rustu Recber. O volante brasileiro naturalizado Mehmet Aurélio também cumprirá suspensão e deverá dar lugar a Gokdeniz Karadeniz.
Além destes, o técnico Fatih Terim não poderá contar com o zagueiro Emre Gungor, e os meias Tumer Metin e o capitão Emre Belözoglu, lesionados. O volante Ayhan
Akman e o zagueiro Gokhan Zan, são
dúvidas. A única notícia positiva é a possível volta do zagueiro Servet Çetin — homem de confiança da defesa — que sente dores, mas poderá jogar. Terim reconheceu o papel de favorito da Croácia, mas alertou:
— Um jogo da primeira fase é diferente de um pelas quartas-de-final. Agora é importante jogar bem na hora certa. Há jogadores sancionados e lesionados, mas temos outros leões que os substituirão. Estamos determinados a chegar à final — disse Terim, que ressaltou que o melhor da equipe é que ela "nunca se rende".
Prováveis escalações:
CROÁCIA
Pletikosa; Corluka, Simunic, Robert Kovac e Pranjic; Srna, Niko Kovac, Modric e Rakitic; Kranjcar e Olic. Técnico: Slaven Bilic
TURQUIA
Rustu; Hamit Altintop, Servet, Emre Asik e Balta; Mehmet Topal, Gokdeniz, Arda e Kazim Kazim; Nihat e Tuncay.
Técnico: Fatih Terim
Árbitro: Roberto Rosetti (ITA), auxiliado por seus
compatriotas Alessandro Griselli e Paolo Calcagno
Hrvoje Vejic brinca durante o treino da Croácia para enfrentar a Turquia pela Eurocopa
Foto:
Kerim Okten/EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.