| 16/05/2008 22h33min
O Juventude sofreu para conseguir a primeira vitória do Brasileirão Série B. Com um gol do artilheiro Mendes, o Alviverde venceu o Criciúma por 1 a 0 na noite desta sexta no Estádio Alfredo Jaconi. Com a vitória, o Ju pula para o segundo pelotão da tabela de classificação, ficando atrás apenas de Brasiliense e Barueri, ambos com quatro pontos.
Apesar da vitória, a Papada recebeu uma má notícia. Mesmo após ter deixado o campo, o atacante Maycon foi expulso por reclamação. Assim, ele desfalca o Alviverde no confronto com o Bragantino, na próxima sexta no interior paulista pela terceira rodada.
Catarinenses pressionam
Nos primeiros minutos, o Criciúma mostrou que seria um visitante indesejável. Tomou a iniciativa do jogo, e levou perigo por meio do atacante Jael, bem servido pelo meia Marcelo Rosa, ex-Inter. O Juventude jogava nos contra-ataques, e assim teve a primeira grande chance do jogo. Aos oito minutos, após cobrança de escanteio, o zagueiro Márcio Alemão cabeceou na trave do goleiro Zé Carlos.
Aos 23, o time catarinense sofreu a primeira baixa. O zagueiro Wescley teve de deixar o campo após sofrer pancada na perna, e foi substituído por William. Aos 31 minutos, o Criciúma também criou sua chance. O rápido meia Beto invadiu a área alviverde, se chocou com o volante Renan e caiu na área. O árbitro Willian Marcelo de Souza Nery mandou o lance seguir.
Marcelo sai e Ju cresce
Beto ficou caído no chão, e o reserva Adriano começou a aquecer. Mas quem saiu foi Marcelo Rosa, que sentiu fisgada na perna. Assim, o Criciúma perdeu poder de criação, e o Juventude cresceu no jogo e criou chances, principalmente através do meia Xuxa, de boa atuação, e dos atacantes Maycon e Mendes. Os laterais Helder e Murilo Ceará também se destacaram, aparecendo tanto na defesa quanto no ataque. Mesmo assim, o Alviverde não aproveitou e os dois times voltaram para o vestiário sem terem balançado as redes.
O segundo tempo foi mais cheio de faltas. Nos seis primeiros minutos, Emerson Ávila, do Criciúma, e o papo Xuxa já haviam levado cartão amarelo, respectivamente por terem atingido Helder e Luiz André.
Ju sai na frente
E o Juventude balançou as redes logo no início da etapa. Aos oito minutos, após bate-rebate na área, o lateral-direito Murilo Ceará cruzou rasteiro da direita para trás. A bola foi direto para os pés do centroavante Mendes, posicionado à frente da pequena área. Ele chutou rasteiro e forte para abrir o placar.
Criciúma se solta
A partir daí, o jogo ficou mais movimentado, com os dois times perdendo chances. Aos 18 minutos, o técnico do Criciúma, Leandro Machado, resolveu partir para o ataque. Sacou o zagueiro Emerson Ávila para promover a entrada do atacante Zulu. O Criciúma cresceu com a alteração, e passou a assustar o goleiro Michel Alves.
A expulsão de Maycon
O Juventude apenas se segurava e apostava nos contra-ataques. Em um deles, após cobrança mal sucedida de escanteio de Xuxa, Bruno caiu no campo de ataque e o técnico Zetti e todo o banco de reservas papo ficou pedindo falta. O árbitro mandou seguir e expulsou o atacante Michel Alves, que havia sido substituído por Luiz. Os catarinenses continuaram pressionando, mas o Ju segurou o resultado e pôde comemorar a primeira vitória na segunda divisão.
CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.