| 29/04/2008 12h35min
Um grupo de cerca de 30 jornalistas chegou na última segunda-feira ao centro de imprensa do monte Everest, no Tibete, para cobrir a subida da chama dos Jogos Olímpicos de Pequim ao pico mais alto do mundo.
Construído no início do mês de abril o centro de imprensa fica na base do Everest, a uma altitude de 5.040 metros. O primeiro grupo de jornalistas foi formado por 19 chineses e 11 estrangeiros.
– Percorremos um longo caminho para chegar a esta altura e realmente quero escrever algumas histórias sobre o revezamento da tocha e os carregadores. Foi uma grande façanha construir este centro de imprensa a esta altura e estabelecer campos no caminho para o cume – comentou Ariane Reimers, correspondente alemão em Pequim.
A tocha que leva a chama olímpica já chegou à base do acampamento do monte Everest. É a primeira vez na história que uma chama olímpica subirá a montanha mais alta do mundo.
A data exata para a subida da tocha, no entanto, não está marcada, pois depende das condições do clima. A previsão é de que os alpinistas devem iniciar a subida no início de maio.
Segundo as medições feitas pelos cientistas em 2005, a altitude do monte Everest, chamado de Qomolangma pelos chineses, é de 8.844,43m, 3,70 metros menor que o número obtido em 1975
AGÊNCIA XINHUAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.