| 26/04/2008 15h41min
O gaúcho Marcos Daniel recebeu uma boa notícia neste sábado. O tenista número um do país conseguiu escapar de cabeças-de-chave logo na primeira rodada do Torneio de Barcelona, fazendo sua estréia diante do anfitrião Ivan Navarro, seu adversário no último jogo antes de levantar o troféu do Challenger de Bogotá deste ano.
Daniel será o único representante nacional na chave de simples em Barcelona. Isso porque Gustavo Kuerten, que havia recebido o convite para disputar o evento na Catalunha, anunciou sua desistência após sofrer uma contusão no músculo adutor da coxa esquerda nesta semana, durante o Masters Series de Monte Carlo.
Em duplas, o Brasil será representado pelos mineiros Marcelo Melo e André Sá, que ainda tentam acumular pontos para a disputa dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. O emparceiramento da chave de duplas ainda não foi anunciado pela organização de Barcelona.
Atravessando o melhor momento da carreira aos 29 anos, Daniel terá pela frente um Navarro, de 26 anos, que aparece atualmente na colocação de número 118 do ranking de entradas da ATP – 41 atrás do brasileiro, que é hoje o 77º do mundo.
Nesta temporada, o espanhol tem como melhor resultado o título do Challenger de Meknes, no Marrocos, e o vice de Bogotá, perdendo o título para o brasileiro no único confronto já realizado entre os dois. A vitórai do gaúcho de Passo Fundo foi conquistada por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 1/6 e 6/3.
Em torneios ATP, Navarro não teve bons resultados: foi eliminado na estréia do Torneio de Valência e nas segundas rodadas em Delray Beach e Chennai. Marcos Daniel, que em challengers também ficou com um vice em Nápoles, conseguiu chegar às quartas-de-final do Torneio de Houston, mas amargou eliminações nas aberturas dos torneios da Costa do Sauípe, de San José e Memphis.
Se passar por Navarro, Daniel poderá se encontrar com um cabeça-de-chave em Barcelona: o russo Dmitri Tursunov, 15º favorito, que pegará na estréia o sul-africano Kevin Anderson – algoz do sérvio Novak Djokovic na primeira rodada do Masters Series de Miami.
Favoritos: Cabeça-de-chave número um e atual campeão, o espanhol Rafael Nadal entra na chave principal de Barcelona já classificado para a segunda rodada, façanha garantida aos oito primeiros pré-classificados. O Rei do Saibro, assim, apenas aguarda a definição de seu adversário, que sairá do embate entre o australiano Peter Luczak e o italiano Potito Starace.
Já o também espanhol David Ferrer, cabeça dois, espera pelo argentino Juan Ignácio Chela ou pelo austríaco Werner Eschauer. O argentino David Nalbandián, melhor sul-americano em atividade e terceiro favorito em Barcelona, pode encarar o compatriota Agustín Calleri ou o sueco Thomas Johansson.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.