| 24/03/2008 19h50min
A seleção brasileira masculina sub-15 de basquete segue treinando para o Sul-Americano de Guanare, na Venezuela, que ocorre em setembro deste ano. Dois dos garotos que buscam vaga para defender o Brasil na competição são filhos de ex-jogadores que defederam o país na equipe adulta da modalidade: Leonardo e Eduardo.
O ala Leonardo Simões Meindl é filho do pivô Paulo César Reis Meindl Von Berger, o Paulão, que defendeu o Brasil na década de 80. O garoto joga pela Cerâmica, de São Paulo. Já o ala/pivô Eduardo Guimarães Minuci, do Pinheiros-SP, é filho do ala Fernando Minuci, que jogou pela seleção brasileira de 1985 a 1996.
– Desde pequenos, queríamos praticar algum esporte. O problema é que onde morávamos não havia escolinhas próximas. Começamos a jogar no Sesi e um dia um professor do Cerâmica nos convenceu a ir jogar no clube. A mudança deu certo e foi lá que aprendemos tudo sobre basquete – comentou Leonardo.
Nos onze anos em que defendeu a seleção, Wilson Fernando Kuhn Minuci participou das Olimpíadas de Barcelona (1992) e Atlanta (1996), terminando em quinto e sexto lugar, respectivamente. Além disso, ele ganhou medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, em 1995.
O filho Eduardo também pretende defender o Brasil por muito tempo e quer começar ainda este ano. Para isso, treina com dedicação para estar no grupo que disputará o Sul-Americano.
– Meu pai sempre me incentivou, mas seguir a mesma carreira não foi nada forçado. Simplesmente aconteceu. Geralmente sou eu quem o procura para pedir dicas e conselhos. Na seleção o treino é puxado, exige muito da gente. Aprendi bastante e ainda tivemos a visita do técnico Moncho Monsalve. Ele elogiou o trabalho que fizemos e isso nos motiva a treinar cada vez mais para melhorar – disse o jogador de 14 anos e 1,91m.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.