| 04/03/2008 15h17min
Apesar da decisão do cineasta norte-americano Steven Spielberg de se retirar do comitê organizador das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim, o diretor chinês Zhang Yimou reafirmou sua confiança no sucesso do evento.
– O ensaio geral para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, com mais de 10 mil pessoas envolvidas, está indo bem – disse Yimou durante o primeiro dia de realização da Conferência Consultiva Popular Política Chinesa (CCPPC), em Pequim.
Convidado a dirigir o evento ao lado de Yimou e do australiano Ric Rirch, responsável pela direção artística nos Jogos de Sydney 2000, Spielberg anunciou sua saída do projeto no mês passado. O cineasta justificou sua decisão como protesto pela crise humanitária na região de Darfur, no Sudão, que estaria ligada ao governo chinês.
– As Olimpíadas não deveriam ser usadas para resolver problemas que não têm ligação direta com o evento. Pelo contrário, deveriam estar acima de tais problemas. Se as Olimpíadas são politizadas, os atletas serão quem mais irá sofrer – rebateu Yang Lan, membro do CCPPC, ela é uma das embaixadoras do evento.
Na década de 1980, auge da Guerra Fria, duas edições dos Jogos Olímpicos foram boicotadas por causa do impasse entre os blocos socialista e capitalista, liderados por Rússia e Estados Unidos, respectivamente – Moscou 1980 e Los Angeles 1984.
GAZETA PRESS
Estádio Nacional de Pequim, o Ninho de Pássaro, passou por testes de iluminação nesta terça
Foto:
Luo Xiaoguang, Xinhua
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.