clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 18/10/2007 17h08min

Jurídico esconde o jogo sobre defesa do Grêmio no STJD

Advogado não adianta, mas clube deve tentar desclassificar acusação de agressão de Gavilán em Valdívia

Matheus Beust  |  matheus.beust@zerohora.com.br

Gavilán e Sandro Goiano serão julgados nesta sexta-feira, a partir das 14h, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por terem agredido o chileno Valdívia, na partida entre Grêmio e Palmeiras, no último dia 6. Se condenados, os volantes tricolores serão suspensos e desfalcarão o time por até 540 dias (Gavilán) e por até seis jogos (Sandro Goiano).

A missão mais difícil para o departamento jurídico gremista será tentar absolver Gavilán, que foi flagrado pela televisão dando um soco em Valdívia e acabou enquadrado no artigo 253 (agressão), que determina suspensão de pelo menos 120 dias.

Para tentar aliviar a pena, o advogado do Grêmio Rodrigo Cristini deve tentar desqualificar a agressão para o artigo 255 (ato de hostilidade), que prevê suspensão bem mais leve, de um a três jogos.

Na defesa, Cristini deve apresentar ainda imagens de vídeo gravadas pelo Grêmio que mostrariam Valdívia dando um pisão em Gavilán, no mesmo lance (que não foi filmado pela televisão), provocando a reação do paraguaio.

Entrevistado nesta quinta-feira por zerohora.com, o diretor do departamento jurídico do Grêmio, Gustavo Pinheiro, não quis comentar como será a defesa gremista no julgamento no STJD.

— Não trato de detalhes da defesa. O Grêmio vai defender o Gavilán da melhor forma possível, mas não gosto de fazer defesa pela imprensa. Até por uma questão de estratégia. A gente tem de preservar os jogadores. Brinco dizendo que temos 50% de chance de ganhar e 50% de perder, claro, só há essas duas possibilidades — desconversou.

Pinheiro disse que o Grêmio já encaminhou ao STJD as imagens da suposta agressão de Valdívia em Gavilán e aguarda um parecer. Por enquanto, o Palmeiras só responderá na Justiça ao artigo 215 por ter atrasado o início do jogo em quatro minutos e corre o risco de ter de pagar multa de R$ 1 mil por minuto de atraso.

— Mandamos as imagens, na última quinta-feira, e estamos esperando um retorno. A queixa deixou de depender da parte e depende, exclusivamente, da procuradoria. A informação preliminar que temos é que não se ofereceria denúncia (contra Valdívia), mas os motivos eu não sei — disse Pinheiro.

Pinheiro adianta que o desempenho da defesa gremista tem sido bom neste ano. Ele está confiante em um resultado positivo no julgamento no Rio de Janeiro:

— Nossa defesa está bem. Não me lembro de nenhuma decisão que tenha saído da nossa expectativa. Pelo contrário, tivemos algumas surpresas positivas. A gente tem de ser otimista e acreditar nas causas que defende. Se achar que está tudo perdido, não tem nem porque sair daqui.

O advogado Cristini também defenderá nesta sexta-feira Sandro Goiano, que no mesmo jogo com o Palmeiras deu uma joelhada nas costas de Valdívia e recebeu cartão amarelo pela falta.

O volante foi citado no artigo 254 (jogada violenta), e a pena vai de um a seis jogos de suspensão. Como ele já foi punido com o amarelo em campo, tem mais chances de ser absolvido na Justiça.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.