| 28/09/2007 12h24min
O Congresso Nacional iniciou nesta quinta-feira a coleta de assinaturas no requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar supostos crimes contra o sistema financeiro nacional e a ordem tributária, como sonegação de impostos, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, em transações realizadas nos últimos sete anos pelos clubes de futebol brasileiros. A idéia ganhou força após a investigação da Polícia Federal sobre a parceria Corinthians e MSI.
Em escutas telefônicas divulgadas recentemente, a PF mostra indícios de operações ilícitas envolvendo dirigentes, empresários e jogadores durante o período do acordo entre o time paulista e o fundo de investimento. Entre as gravações, está a em que ex-presidente do Timão Alberto Dualib afirma que o título Brasileiro de 2005 foi roubado.
O número mínimo de assinaturas exigido para a instalação da CPMI é de 171 deputados e 27 senadores. Só no primeiro dia de coleta, nesta quinta-feira, 150 deputados assinaram o requerimento, que só será encaminhado depois do dia 30 de outubro, data marcada pela Fifa para oficializar o Brasil como candidato à sede da Copa do Mundo de 2014.
– A CPI é mais forte, mais atuante, tem poder de quebra de sigilo bancário e telefônico, e não está sujeita a lista de espera para ser instalada – afirmou Silvio Torres (PSDB/SP), um dos deputados que propôs a instalação da Comissão.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.