| 21/09/2007 09h07min
Estreante em Copa Davis, o brasileiro Thomaz Bellucci não resistiu à experiência do também canhoto Jürgen Melzer (número 42 do mundo) e perdeu o primeiro jogo do confronto entre Áustria e Brasil, válido pela repescagem da principal competição por países do circuito profissional, por 3 sets a 0 (triplo 6/4). O jogo foi disputado em Innsbruck, na Áustria.
Sexto melhor tenista do Brasil e 248º do mundo, o jovem de 19 anos se dedicou apenas a torneios challengers e futures nesta temporada e nunca disputou uma competição no circuito principal da ATP – seus melhores resultados na carreira foram os vice-campeonatos no saibro de Cuenca e Bogotá, em julho.
Não bastasse o fato de o adversário estar muito acima no ranking mundial e de a partida ter sido disputada no veloz piso de carpete coberto, o brasileiro teve de controlar o nervosismo por ter sido escalado de última hora – a expectativa era de que o capitão Francisco Costa escolhesse Marcos Daniel para substituir o contundido Flávio Saretta, cortado às vésperas da viagem para a Áustria.
O próximo jogo da série acontece ainda nesta sexta-feira, entre Stefan Koubek e Ricardo Mello, com acompanhamento ao vivo do clicRBS a partir das 10h. Se o anfitrião levar a melhor novamente, o confronto pode ser definido já no sábado, quando Jurgen Melzer/Julian Knowle e Gustavo Kuerten/André Sá se enfrentam nas duplas. Áustria e Brasil brigam para participar do Grupo Mundial da Davis em 2008.
O jogo
Condições desfavoráveis à parte, Bellucci começou o jogo batendo firme na bola e fechou o primeiro game com um ace. Aos poucos, porém, Melzer foi crescendo na partida e passou à frente do placar ao conquistar uma quebra no quinto game. Na seqüência, confirmou o serviço e abriu 4 a 2.
O brasileiro não se abateu e, embora cometesse mais erros não-forçados, continuou brigando de igual para igual com o austríaco. No sétimo game, precisou salvar dois break points antes de acertar um ace e confirmar o serviço. Melzer, porém, manteve um tênis consistente e impediu qualquer chance de quebra ao rival, definindo o primeiro set em 6/4.
Bellucci começou sacando a segunda parcial e abriu 1 a 0 com certa dificuldade. No game seguinte, conseguiu seus dois primeiros breaks point da partida, mas Melzer salvou com dois aces e ganhou força para confirmar o serviço. Também com ace, o brasileiro abriu 2 a 1 na seqüência. E o austríaco deixou tudo igual depois.
Os dois tenistas seguiram confirmando seus serviços até o nono game, quando Melzer obteve dois break points e conquistou a quebra ao devolver uma bola sem peso junto à rede. No game seguinte, o austríaco acertou um ace (o nono contra dez de Bellucci até então) para fechar o set em 6/4.
Com a partida sob controle, Melzer esbanjava confiança nos golpes e minava qualquer tentativa mais audaciosa do brasileiro. Após uma quebra no terceiro game e a confirmação do saque na seqüência, o austríaco abriu 3 a 1 e aumentou a pressão para cima do rival.
Bellucci continuou brigando e não desperdiçou mais seus serviços, mas o anfitrião aproveitou os voleios e a ansiedade do rival em concluir os pontos para sacramentar a vitória com um novo 6/4.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.