| hmin
Os catarinenses Fernando Scherer e Eduardo Fischer e o paulista Gustavo Borge, além de outros nomes consagrados da natação brasileira, confirmaram presença na etapa da Copa do Mundo da Natação, de 15 a 17 de novembro, no Centro Esportivo Miécimo da Silva, no Rio.
Nesta terça, dia 12, eles serão avaliados no Marina Barra Clube, no Rio, pelo especialista em biomecânica, Rein Haljand, da Estônia, uma das maiores autoridades mundiais no tema. Ele fez parte da equipe russa de natação por 21 anos e, com o fim da União Soviética, tem sido convidado a avaliar nadadores de todas as grandes seleções.
Os atletas selecionados são os que conquistaram os melhores índices técnicos no último Troféu Brasil de Natação, realizado em setembro, em Brasília. A avaliação dos nadadores brasileiros será feita em três grupos, com cerca de 30 minutos de intervalo entre um grupo e outro.
Os resultados das análises serão mostrados em primeiro lugar apenas ao atleta e seu técnico e, após a Copa do Mundo, o departamento técnico da CBDA divulgará relatório sobre os exames de Rein Haljand.
As equipes estrangeiras também começam a chegar nesta terça, com o desembarque dos atletas da África do Sul. Mas a maioria dos países participantes chega quarta e quinta.
Entre os estrangeiros que são apontados como favoritos na disputa estão os norte-americanos Haley Cope, Amanda Beard, e Gabrielle Rose; Yana Klochkova, da Ucrânia; Mirna Jukic da Suíça; Bartosz Kizierowski da Polônia e Pieter van den Hoogenband, da Holanda.
Depois de ser escolhido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), "o rei do estilo peito" no país, o joinvilense Eduardo Fischer embarca nesta terça para o Rio de Janeiro para a fazer os exames de avaliação e também para a Copa do Mundo.
O objetivo é subir ao pódio. Fischer que é o atual recordista sul-americano e terceiro do mundo na prova dos 50m nado peito e recordista sul-americano nos 100 metros, espera obter bom resultado nas duas provas nesta etapa.
– Ainda não sei quem vem de fora, mas vou fazer o máximo, é esperar chegar a hora e nadar bem – afirmou.
Sobre os testes de avaliação, Fischer vai poder ter uma análise completa dos diversos aspectos técnico do seu nado de peito, entre eles a saídas e a virada de borda tudo representado em gráficos computadorizados.
Os testes vão servir de parâmetros para a programação de treinamentos dos brasileiros visando os Jogos Pan-Americanos.
As informações são do Diário Catarinense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.