clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 31/12/2006 15h07min

Contagem regressiva para o Catarinense 2007

A fórmula foi alterada em relação a que vinha sendo usada nos últimos anos

Dentro de aproximadamente duas semanas vai começar o novo Campeonato Catarinense. A fórmula foi alterada em relação a que vinha sendo usada nos dois últimos anos. As alterações ajudaram a esticar o calendário dos clubes que não conseguiam disputar o título e começam a sepultar a deficitária Divisão Especial.
 
O Estadual começa no dia 17 de janeiro, às 20h30min, com rodada cheia. O novo regulamento prevê a disputa de dois turnos, com os doze clubes se enfrentando em um único grupo. Os campeões de cada turno fazem a final, em jogos de ida e volta. Caso uma equipe vença os dois turnos, será considerada campeã.
 
– Com esta fórmula, os clubes menores podem ter calendário até o final de abril. Antes não acontecia isso, eles iam ficando no meio do caminho – lembra o presidente da Associação de Clubes Profissionais de Santa Catarina, Carlos Crispim.
 
Além de manter os clubes em atividade até o final do returno, o Catarinense de 2007 vai conceder duas vagas na Copa do Brasil de 2008, ao campeão e ao vice. O melhor entre os clubes que não disputam as séries A e B do Brasileiro ganha vaga na Série C. E os 10 primeiros confirmam presença na edição de 2008 da Divisão Principal.
 
Assim, em 2007, a Divisão Especial será disputada pela última vez e de forma reduzida: ao invés de entrarem todos os clubes que não disputavam as primeiras divisões do Nacional, como era antes, desta vez só vão participar do torneio os dois últimos da Divisão Principal de 2007 e mais os dois finalistas da Divisão de Acesso de 2006, Camboriuense e Videira. O campeão do quadrangular ganha uma vaga na elite em 2008. O mesmo acontece com o campeão da Divisão de Acesso do ano que vem.
 
– A Divisão Especial era uma competição deficitária, os presidentes dos clubes reclamavam muito, ninguém queria jogar. E agora também nós acabamos com uma situação injusta que vinha acontecendo, que era o fato de que os clubes que disputam as séries A e B do Campeonato Brasileiro não podiam ser rebaixados. Era assim na fórmula anterior e agora qualquer um pode cair – explica Crispim.
 
A idéia é voltar ao formato com duas divisões, e uma elite formada por apenas 10 clubes a partir de 2009.

DIÁRIO CATARINENSE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.