| 04/10/2006 19h15min
O presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), Julio Grondona, afirmou hoje que a única solução para que a violência no futebol argentino acabe é que a Justiça atue como deve atuar. O dirigente destacou a necessidade de se criar uma lei esportiva "que puna rapidamente" os responsáveis pelos distúrbios.
– Uma justiça rápida e que puna o que deve ser punido. Pelo que sei a Polícia atua e prende os revoltosos, mas no domingo seguinte estão novamente nos estádios. Isto não vai terminar até que a Justiça tome as medidas pertinentes. Caso seja necessário dar um ultimato e dizer que o futebol está suspenso até que a Justiça atue, estamos em condições de fazer isto. Embora não esteja de acordo com esta medida, pois muitas pessoas serão prejudicadas, é a única forma de fazer com que decidam realizar algo. Há apenas uma coisa que pode solucionar o problema da violência: A intervenção da Justiça. Eu não quero que os que promovem desordens fiquem presos três ou 20 anos. O que desejo é que não vão mais aos estádios. Embora sejam menores de idade, que os pais assumam a responsabilidade e que estes meninos também não entrem mais nos estádios – declarou.
A atual edição do Torneio Apertura do Campeonato Argentino já teve três partidas suspensas por causa dos episódios de violência que aconteceram nos campos de jogo, que serão encerrados em datas posteriores.
Em outras categorias, vários jogos foram programados para serem realizados sem torcida no próximo fim de semana por causa da violência das torcidas.
O Comitê de Segurança Esportiva da província de Buenos Aires (Coprosede) informou na última terça às autoridades do futebol argentino que o secretário de Segurança desta localidade, León Arslanián, ordenará que a Polícia não atue em partidas de equipes cujos torcedores provoquem atos de violência.
O secretário da AFA, José Luis Meizsner, afirmou que caso os responsáveis pela segurança não possam garanti-la, os jogos de futebol não poderão ser realizados.
– Se o conveniente for interromper a atividade para que não aconteçam atos de violência, a AFA não terá problemas em suspender as competições – disse, posição que foi apoiada por Grondona.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.