| 25/04/2006 16h01min
Dois tipos de bactérias podem acabar com o pesadelo dos amantes do feijão: seus efeitos flatulentos. Em estudo que será publicado no Journal of the Science of Food and Agriculture, cientistas venezuelanos adicionaram as bactérias Lactobacillus casei e Lactobacillus plantarum aos feijões para fazer com que a ingestão da leguminosa não provocasse gases.
A flatulência é uma conseqüência da mistura de gases causada por bactérias e fermentos simbióticos que vivem no intestino grosso dos mamíferos. O estudo descobriu que acrescentar as duas bactérias ao feijão antes do seu cozimento evita o surgimento dos incômodos gases.
Os cientistas fermentaram grãos do feijão com as duas bactérias e descobriram que seu conteúdo de fibra solúvel diminuiu mais de 60% e que os níveis de rafinosa, um composto que produz gases, caíram até 88%. Na pesquisa, a equipe utilizou ratos, aos quais alimentou com os feijões e cujos excrementos depois analisou.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.