| 18/03/2006 14h33min
Cerca de 70 pessoas, entre elas vários agentes da polícia, ficaram feridos e 80 jovens foram detidos hoje nas cidades espanholas de Barcelona e Salamanca após choques com policiais. Os guardas tentavam impedir um "botellón" (garrafão em português), um encontro de jovens nas ruas para tomar bebidas alcoólicas em espaços abertos.
Em Salamanca 16 jovens foram detidos depois de queimarem 10 contêineres de lixo em uma praça e agredirem bombeiros, policiais e médicos. O subdelegado do governo em Salamanca, Jesús Málaga, informou que o embate entre jovens "mais exaltados" e os agentes do Corpo Nacional de Polícia e da Polícia Municipal começou por volta das 23h, quando os bombeiros que foram apagar o incêndio em um contêiner de lixo foram agredidos. No momento do confronto havia cerca de 2,5 mil pessoas nas ruas participando do encontro.
Em Madri a chuva e um dispositivo especial da polícia frustraram o "botellón", embora centenas de jovens tenham se reunido em um bairro estudantil para realizá-lo. Em Granada (no sul da Espanha) o evento reuniu 20 mil pessoas e quase 500 precisaram de atendimento médico, a maioria por consumo excessivo de álcool.
Há vários dias milhares de jovens de várias cidades divulgavam, por meio de e-mails e mensagens de telefones celulares, a ação, que estava marcada para a noite de ontem. Fazer "botellón", para os jovens espanhóis, é o costume de se reunir em espaços abertos para tomar bebidas alcoólicas, geralmente nas praças e parques das cidades no inverno, e na praia no verão.
O evento desafia as leis regionais e locais que proíbem encontros etílicos em locais públicos. Com uma convocação semelhante, recentemente a cidade de Sevilha (sul) reuniu 5 mil jovens com o intuito de se embebedar.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.