| 28/01/2006 13h28min
Centenas de ativistas do movimento nacionalista palestino Fatah protestaram no começo da tarde de hoje na sede do Conselho Legislativo Palestino (Parlamento), na cidade de Ramala, na Cisjordânia, contra os modestos resultados obtidos nas eleições.
Além disso, vários seguidores do Fatah, entre os quais estavam homens armados, entraram no complexo governamental onde foi enterrado o líder histórico Yasser Arafat, para rezar diante de seu túmulo, disseram fontes da segurança palestina.
As forças de segurança formaram um cordão policial para impedir que os militantes do Fatah se aproximassem dos edifícios vizinhos, pertencentes ao Governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP).
Além disso, dezenas de agentes da Polícia invadiram a sede do Parlamento na Cidade de Gaza, segundo testemunhas, em uma tentativa aparente de protestar contra o fracasso do Fatah nas eleições legislativas de quarta-feira.
Horas antes, uns 400 ativistas do Fatah, entre eles dezenas de civis armados, entraram no escritório central do movimento nacionalista em Belém para exigir a renúncia dos membros do Comitê Executivo, presidido por Mahmoud Abbas.
A invasão do escritório segue os grandes e violentos protestos de sexta-feira em frente à sede da Câmara Legislativa de Gaza.
Os ativistas do Fatah responsabilizam seus veteranos dirigentes pela derrota nas eleições parlamentares de quarta-feira passada, vencida pelo Movimento de Resistência Islâmica, o Hamas.
Em choques registrados ontem em Khan Yunes, na Faixa de Gaza, sete agentes da Polícia palestina e quatro militantes armados do Fatah e do Hamas ficaram feridos.
Os manifestantes também se opõem a uma coalizão de Governo com o Hamas e exigem que seus dirigentes se comprometam a não participar de nenhum tipo de aliança com os fundamentalistas, que têm com um de seus objetivos instalar uma teocracia islâmica no futuro Estado palestino.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.