| 24/01/2006 20h08min
Mais de 1,3 milhão de palestinos podem ir às urnas amanhã para escolher os 132 deputados do Conselho Legislativo (Parlamento), em eleições que medirão, pela primeira vez, a força política do movimento islâmico Hamas. No total são 1.341.000 palestinos registrados no último censo eleitoral, encerrado em agosto de 2005.
A Comissão Central Eleitoral informou que os mais de mil colégios serão abertos às 7h (3h de Brasília) e fechados 12 horas depois, quando começará a apuração nos próprios locais de votação. As primeiras pesquisas de boca-de-urna serão divulgadas logo depois do fechamento das urnas, mas os primeiros resultados oficiais só sairão na manhã seguinte.
Esta é a segunda vez que a população palestina elege seus deputados. A primeira foi em 1996, dois anos depois da criação da Autoridade Nacional Palestina (ANP). Naquela ocasião, os palestinos elegeram Yasser Arafat presidente da ANP. Desta vez, o pleito não incluirá a escolha do presidente, já que ele foi feito nas eleições de janeiro de 2006.
Cerca de 300 candidatos que concorrem nas listas nacionais, enquanto 440 disputam o pleito nos distritos. Do total, 21 candidatos se encontram em prisões israelenses, entre os quais se destaca o líder da lista do Fatah, Marwan Barghouthi, apontado por analistas como peça-chave da política palestina.
Recente pesquisa do Centro de Opinião Palestino indica uma votação de aproximadamente 29% para o Hamas. Mas o grupo também mostrou sua popularidade com grandes comícios em Gaza. O Fatah, de acordo com a mesma pesquisa, teria cerca de 39% dos votos. Entretanto, a eleição do primeiro-ministro não depende da porcentagem de votos, mas do presidente da ANP, Mahmoud Abbas.
Abbas disse publicamente na semana passada que entregará o poder ao partido majoritário.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.