| 12/09/2011 05h05min
O Rio Grande do Sul perdeu, este ano, a supremacia no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em comparação com os demais Estados.
Primeiro colocado na prova de 2009 com uma média geral de 553,96, agora os gaúchos ocupam o quarto lugar, com uma nota de 559,69, levando em conta o desempenho em 2010 das redes pública e privada na prova objetiva e na redação. Outros três Estados tiveram avanços mais significativos no desempenho e ultrapassaram o Rio Grande do Sul.
>>> Buscador Online: descubra a nota das
escolas de sua cidade no Rio Grande do Sul
Os resultados serão divulgados oficialmente nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação (MEC). As análises devem levar em consideração o fato de o exame ter participação voluntária dos alunos. Além disso, a nota estadual é uma média do resultado obtido por todas as escolas, mas não é calculada oficialmente pelo ministério.
Porém, para a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Elizabeth Krahe, o desempenho gaúcho permite algumas conclusões.
Uma delas é que muitas escolas ainda não se adaptaram à proposta federal de parâmetros curriculares — que o Enem toma como base para a formulação das questões.
>>> Confira a classificação dos Estados
Isso quer dizer que, enquanto o exame privilegia a aplicação prática do conhecimento, interpretação de conteúdo e interação entre diferentes disciplinas, muitos colégios ainda investem em práticas educacionais conservadoras.
— Muitas escolas gaúchas, sejam públicas ou privadas, insistem em um ensino baseado em memorização — acredita Elizabeth.
Leia a reportagem completa na Zero Hora desta segunda-feira.
Colégio Militar da Capital tem a primeira colocação gaúcha entre as cem melhores do exame
Foto:
Emílio Pedroso
/
Agencia RBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.