| 02/08/2011 03h12min
A Secretaria Estadual da Educação (SEC) apresentará, nos próximos meses, um plano de reformulação do Ensino Médio que prevê aproximação com o mercado de trabalho e ampliação da carga letiva anual de 800 para mil horas em 2012.
No tempo excedente, no turno inverso e fora da escola, os alunos fariam pesquisas sobre atividades profissionais. O projeto estabelece ainda uma participação decrescente das disciplinas tradicionais como português e matemática entre o 1º e o 3º ano.
>>>Entenda as mudanças
Embora a proposta ainda esteja sujeita a debates, o plano da SEC inclui dar a todos os alunos uma visão prática do mercado de trabalho. Por isso, dedicariam 200 horas do ano a fazer uma pesquisa de campo sobre uma atividade profissional a sua escolha.
O currículo também deverá ser diversificado. A carga horária do Ensino Médio nos três anos reservaria 1,2 mil horas para a chamada formação geral (que incluiria as disciplinas tradicionais como português e matemática) e outras 1,2 mil para a formação diversificada - temas de preferência de cada escola, como saúde, ambiente ou cultura.
A ideia é dedicar mais horas de aula à formação geral no 1º ano, e diminuir a participação das disciplinas tradicionais no 2º e no 3º anos.
>>>Leia a reportagem completa na Zero Hora desta terça-feira
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.