Marcelo Gonzatto
|
marcelo.gonzatto@zerohora.com.br
Um terço dos alunos gaúchos chega ao Ensino Médio mais velho do que deveria devido ao atraso escolar.
O levantamento, divulgado este mês pelo movimento Todos Pela Educação com base em dados do governo federal, revela ainda que a distorção entre a idade dos estudantes e a série que frequentam é seis vezes maior na rede pública do que nas escolas particulares do Estado. Como resultado, o Rio Grande do Sul ocupa posições modestas no ranking nacional.
>>>A situação do Estado em relação ao resto do país
O trabalho, que traz números por municípios, Estados e para o país referentes a 2009, retrata um grave obstáculo a ser superado. O problema da chamada distorção série-idade é que, quase sempre, reflete índices elevados de reprovação ou abandono temporário dos estudos. Isso faz com que os alunos saiam do fluxo escolar e “estacionem” em uma determinada série. Além de refletir o mau funcionamento do sistema de ensino, esse fenômeno contribui para piorar o desempenho educacional.
>>>Veja lista da situação nos municípios gaúchos
— A escola é um local de aprendizagem, mas também de socialização. Quanto mais defasado em relação à sua turma, mais desestimulado fica o aluno — afirma Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação, ONG que atua na defesa da educação básica de qualidade.
>>>Leia reportagem completa na edição de Zero Hora desta quarta-feira
ZERO HORA