O X da Educação | 25/11/2010 03h44min
Na tarde de ontem, a diretora da Escola Estadual Neusa Mari Pacheco, Vera Morais, foi recepcionada pelos estudantes com palmas e assobios. Ela voltava de Brasília, onde recebeu o troféu mais importante dos 97 anos da instituição: o de melhor escola pública no Prêmio Sesi Qualidade da Educação.
Basta entrar na escola para perceber por que o troféu e um cheque gigante de R$ 20 mil decoram a sala da direção. Nos corredores, todos os alunos cumprimentam quem passa. A coleção de “Boas Tardes” leva a salas de aula especiais que incentivam os 1.120 alunos a permanecerem na escola em turno integral, das 7h35min às 17h15min, todos os dias da semana.
Além das aulas tradicionais do currículo pedagógico, esses estudantes têm oportunidades de cair na piscina e aprender natação nas aulas de educação física. Ou ainda entrar numa sala de aula onde o quadro-negro foi substituído por espelhos, e as classes, por aparelhos de ginástica.
Turno integral derrubou evasão a 1,3% em 2009
As aulas de ecologia e agricultura em dois centros especiais, em linhas no interior de Canela, também são programas que qualificam a escola e justificam o destaque nacional. O prêmio foi disputado com 1,8 mil escolas na primeira fase e 75 na segunda. A escola canelense foi a única gaúcha entre as 10 premiadas.
— Esse prêmio é o resultado de anos de gestão em disciplina e educação. Vejo como nosso diferencial o respeito à opinião dos pais e nosso plano pedagógico voltado às necessidades da cidade, preparando os alunos para o mercado de trabalho — entende a diretora.
Os alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, respondem aos programas da escola com participação e aprovação. Desde 1994, quando o turno integral foi implantado, a evasão caiu de 34% para 1,3% em 2009, e o de repetência despencou de 28% a 3,5% em 15 anos.
— A escola tem matérias para aprender a lidar com vários tipos de plantas, animais. O ensino da escola é muito bom, reforçado, e com o turno integral se pode tirar várias dúvidas — elogia a aluna Reicla Machado dos Santos, 14 anos.
Na escola Neusa Mari Pacheco, de Canela, estudantes têm aula de natação
Foto:
Cleiton Thiele, especial
/
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.