O X da Educação | 27/09/2010 10h39min
Um levantamento realizado pelo Observatório da Educação, programa da organização social Ação Educativa, mostra que tramitam hoje, no Congresso, mais de 250 propostas que criam disciplinas e conteúdos obrigatórios no currículo escolar brasileiro.
Segundo o levantamento, esse número representa cerca de 25% dos projetos de lei da área educacional que estão na Câmara e no Senado.
A pesquisa mostra ainda que a maioria dos projetos traz temas relacionados ao ambiente e à cultura de paz, mas é possível encontrar propostas que querem implementar na grade escolar conteúdos como esperanto e educação financeira.
Os maiores desafios que os remendos na LDB trazem englobam questões estruturais das redes estaduais e municipais de ensino, já que as escolas devem se adaptar, contratando professores, criando material didático e organizando a grade de aulas para dar conta de todos os conteúdos e disciplinas que passam a ser obrigatórios.
Não existem levantamentos específicos, mas há relatos de que, em vários Estados, ainda faltam professores para ministrar as aulas de sociologia. Por essa razão, a disciplina é ensinada por profissionais de outras áreas.
No dia 18 de agosto, reportagem havia revelado que, de 2007 até agora, emendas incluíram seis novos conteúdos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação. Isso significa que, além de português, matemática, história, geografia e ciências, os alunos do Ensino Básico se viram diante de aulas de filosofia, sociologia, artes, música, cultura afro-brasileira e indígena e direitos das crianças e adolescentes.
ZERO HORAGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.