clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 19/07/2010 02h13min

Escolas gaúchas ficam fora das 30 melhores no Enem 2009

Com raros representantes na lista das escolas com melhores notas no país, o RS conquistou a liderança na média geral

O Rio Grande do Sul mal apareceu no seleto grupo das melhores escolas públicas e privadas do país no Ensino Médio. Na lista das cem instituições com maior nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ser divulgada pelo Ministério da Educação, há apenas duas instituições gaúchas. Nenhuma delas está entre as 30 primeiras.

A que se deve o mau rendimento das escolas gaúchas no Enem 2009?

Leia mais: os segredos das escolas campeãs no RS

O desempenho gaúcho se assemelha ao da edição anterior, quando o top 100 da educação nacional também contou com apenas uma dupla rio-grandense - um dos estabelecimentos era o atual melhor colocado gaúcho, o Colégio Sinodal de São Leopoldo.

— Por causa da imagem edulcorada que tínhamos da qualidade da escola gaúcha, pode ter ocorrido uma acomodação. Achávamos que estávamos muito bem e agora vemos que não estamos tão bem — avalia Helena Sporleder Côrtes, professora da Faculdade de Educação da PUCRS.

Confira os destaques gaúchos no exame
As campeãs nacionais
Todas as escolas do RS
Todas as escolas do RS (2)

Uma mudança na forma de cálculo, porém, impede uma comparação direta entre as notas de 2008 e 2009. Até 2008, os participantes eram avaliados em uma escala de 0 a 100. Agora, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) usa um sistema mais complexo, baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI) e usado em vestibulares. Por ele, as questões ganham peso diferente conforme o grau de dificuldade, e não se distribuem em uma escala pré-fixada de mínimo e máximo. O número 500 representa a média geral de quem realizou a prova. Quanto mais distante for a nota para cima, melhor o aluno se saiu.

Apesar disso, é possível constatar que a elite da educação brasileira e gaúcha ainda se encontra nas redes particular, federal e do ensino técnico - que atingem as maiores médias totais (combinação da nota da prova objetiva e da redação, e usadas como parâmetro por ZH neste caderno). Em Porto Alegre, por exemplo, os alunos da escola privada de Ensino Médio Regular com pior nota no Enem ainda conseguiram superar 60% dos colégios estaduais da cidade que tiveram média total calculada.

O valor mais baixo registrado por um estabelecimento privado convencional (excluindo Educação de Jovens e Adultos) foi de 548,94. Se pertencesse à rede estadual, teria ficado à frente de 50 das 84 instituições desse sistema localizadas na Capital.

As melhores escolas públicas, por sua vez, fogem ao modelo tradicional. Das 10 primeiras colocadas no Rio Grande do Sul, apenas duas têm perfil mais convencional. Cinco são federais - das quais duas são militares. As outras cinco são estaduais, mas uma também tem vinculação militar (o colégio Tiradentes, vinculado à Brigada Militar), e duas são estabelecimentos de ensino técnico.

Liderança na média geral

O desempenho gaúcho guarda uma curiosidade. Como um time sem estrelas, mas competitivo, o Estado vai bem quando se calcula uma média geral para todos os estabelecimentos e se compara com a nota de outras regiões. Nesse ranking hipotético, elaborado por ZH, os rio-grandenses ficam na primeira posição graças ao melhor desempenho dos alunos de colégios estaduais em relação aos colegas de outros Estados e pelo fato de não contarem com nenhum representante entre os cem piores colocados.

O que explica o desempenho gaúcho

O Inep esclarece que não fez cálculos estaduais e não considera o Enem como indicador de qualidade das unidades da federação, porque a participação no exame é voluntária. Mesmo assim, a professora da Faculdade de Educação da PUCRS Helena Sporleder Côrtes acredita que uma análise mais abrangente do Enem pode ser útil:

— Se a análise isolada mostra que não estamos entre os melhores, a avaliação coletiva mostra que também não estamos entre os piores — argumenta Helena.

Uma escola estadual destacada



Na lista das cem escolas com as maiores médias no Enem 2009 - dominada por instituições particulares ou gratuitas com perfil diferenciado, a exemplo das federais e militares - há apenas uma legítima representante da tradicional escola pública gaúcha. A Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Costa e Silva, localizada no bairro Medianeira, em Porto Alegre, fica atrás apenas do colégio Tiradentes, vinculado à Brigada Militar, e da técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha - ocupando a primeira posição dos estabelecimentos públicos de perfil convencional.

A média total (prova objetiva mais redação) conquistada pelo estabelecimento foi 627,58. Essa marca supera o valor obtido por 70% das instituições privadas do Estado que receberam nota no exame do Ensino Médio.

ZERO HORA

Comente esta matéria

Mais Notícias

O X da Educação  18/11/2011 12h34min
Dois cursos superiores gaúchos lideram ranking nacional do MEC
O X da Educação  18/11/2011 12h32min
UFRGS é a terceira melhor universidade do Brasil em avaliação do MEC
O X da Educação  24/10/2011 12h24min
Abstenção do Enem custa R$ 61,2 milhões
O X da Educação  13/10/2011 13h25min
Medicina tem recorde de inscritos na UFRGS
O X da Educação  09/10/2011 11h10min
ESPECIAL: tudo que você precisa saber sobre o Enem
O X da Educação  08/10/2011 11h10min
Carreiras: Análise de Políticas e Sistemas de Saúde
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.