O X da Educação | 02/07/2010 15h37min
A segunda edição do Índice de Educação Básica (Ideb) mostra que a qualidade do ensino no Brasil melhorou, mas está longe da que é encontrada em países desenvolvidos. A situação mais preocupante é do Ensino Médio, que atingiu nota 3,6. Apesar de estar dentro da meta, o indicador é apenas 0,1 ponto acima do de 2007.
Para o ministro Fernando Haddad, a estagnação não surpreende. Ele argumentou que o país viveu, até o começo da década, um período de “recessão da educação”, com queda de desempenho na área.
– Desde o início, a expectativa era ter uma melhora mais acentuada nos primeiros anos de ensino – disse.
A tendência, acredita ele, é de que com passar do tempo, o ritmo de melhora nos anos iniciais tenha uma queda e das turmas mais avançadas ganhe velocidade:
– Funciona como sistema de onda.
Para o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, o reforço na parceria entre governo federal e Estados contribuirá para melhorar o desempenho.
– O problema do Ensino Médio é que ele tem uma alta taxa de evasão, e o Ideb é sensível a esse fenômeno. O que tem que acontecer é uma igual parceria entre governo federal e o Estado, como ocorre entre o Ensino Fundamental e os municípios – afirmou.
Séries iniciais conquistaram os melhores resultados
No Ensino Fundamental, os números são mais satisfatórios. O destaque são as séries iniciais, com o índice de 4,6. Embora pareça pouco expressivo, o indicador significa que elas já atingiram a meta estipulada pelo Ministério da Educação para 2011.
O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, afirmou que a melhora dos indicadores pode ser atribuída a um avanço em todas as áreas.
– Houve uma melhora das taxas de aprovação, uma redução da evasão escolar, além de um desempenho superior nas avaliações do Inep – disse.
Os números |
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS |
Resultado Meta |
2005 3,8 - |
2007 4,2 3,9 |
2009 4,6 4,2 |
2011 - 4,6 |
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS |
2005 3,5 - |
2007 3,8 3,5 |
2009 4,0 3,7 |
2011 - 3,9 |
ENSINO MÉDIO |
2005 3,4 - |
2007 3,5 3,4 |
2009 3,6 3,5 |
2011 - 3,7 |
AS RAZÕES |
Por que o Ensino Médio cresce menos, segundo Fernando Becker, professor da UFRGS na área de psicologia da educação: |
1 Discussão científica No debate educacional, dá-se muito mais atenção a outros graus de ensino. A maior parte das pesquisas se refere à Educação Infantil. |
2 Habilitação O Ensino Médio exige professores habilitados em física, química, matemática. Quem está bem nessas áreas consegue emprego que não o de professor. |
3 Conservadorismo O Ensino Médio é mais resistente a mudanças. O professor se limita a expor a matéria e manda o aluno repetir. É um tipo de ensino que não cativa. No Ensino Fundamental, não se dá aula expositiva para criança pequena. |
4 Sem foco Há uma indefinição se o Ensino Médio deve ser técnico. Há um investimento pesado da União no Ensino Técnico, que dá mais oportunidade de aprendizado por ter laboratório. |
O IDEP |
- É calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep |
- A série histórica de resultados do Ideb se inicia em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas de qualidade. A intenção é que até 2021, o país atinja a nota 6 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos |
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